Qualquer acessório do mercado, quer seja dentro ou fora do setor das bicicletas, foi desenhado e fabricado para funcionar corretamente dentro de uma determinada faixa de temperatura. Um dos exemplos mais fáceis de entender é o caso dos telemóveis. Nunca o deixaste ao sol e ele deixou de funcionar devido ao calor excessivo? Felizmente as nossas bicicletas são mais resistentes às variações de temperatura, mas também possuem componentes mais sensíveis, sobretudo os que estão relacionados com algum tipo de fluido, tanto em estado líquido (óleo) como gasoso (ar).
Agora que as temperaturas começaram a baixar, toma nota destes conselhos e adapta a tua bicicleta ao frio.
PNEUS
Revê a pressão dos pneus, dado que quando a temperatura baixa, o ar contrai e a pressão pode diminuir. Os pneus das bicicletas têm menos volume do que os dos automóveis, portanto a variação pode ser mínima, mas mesmo assim acontece.
Não te esqueças de analisar a borracha dos pneus. A borracha dos tacos endurece com o frio e a aderência diminui, dado que os tacos não ficam maleáveis, portanto não se adaptam às pedras e raízes. A melhor opção é mudar de pneus, optando por um composto de borracha mais suave e com elevado poder de aderência.
SUSPENSÕES
Excepto se tens uma suspensão recente (a partir de 2022), certamente já notaste que as suspensões ficam mais duras (rijas) no Inverno. Isto tem uma explicação: o óleo fica com uma densidade superior e o funcionamento das suspensões e dos amortecedores fica mais lento.
O truque para combater este efeito consiste em abrir (com um ou dois clics) o ajuste da recuperação (é o botão vermelho, que deves rodar no sentido anti horário). Experimenta e verás que funciona. Se as tuas suspensões têm controlo da compressão (botão azul ou preto) desaperta um ou dois clics.
TRANSMISSÃO
Utiliza lubrificante específico para Inverno. Este tipo de lubrificante é mais resistente à humidade e costuma conter aditivos que estabilizam a viscosidade, mantendo a sua capacidade de lubrificação.
Como já sabemos que nos vai pedir susgestões, aqui segue. Este Muc-Off foi formulado para resistir a temperaturas 50ºC abaixo de zero.
TENS UMA E-BIKE? PROTEGE A TUA BATERIA
As temperaturas frias fazem com que o desempenho da bateria seja inferior, encurtando a autonomia. Para combater este efeito podes protegê-la (existem capas de neoprene que servem para envolver a bateria ou o tubo do quadro caso seja semi-integrada ou integrada).
Não te esqueças de a carregar à temperatura ambiente. Se acabaste de chegar de uma volta de bicicleta onde estavam 0ºC e a colocares a carregar logo a seguir podes submetê-la a um choque térmico altamente prejudicial. Espera alguns minutos até a temperatura estabilizar.