Dicas e Truques

Reparação de um furo com sistema tubeless utilizando selante

Os pneus tubeless são quase indestrutíveis, especialmente se tiverem líquido selante no seu interior, mas perante um furo de grandes dimensões existe uma solução.

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2 minutos

Reparação de um furo com sistema tubeless utilizando selante

FERRAMENTAS

  • Kit de reparação. Deve conter um produto que sirva para selar o pneu Tubeless em casa ou para reparar um furo quando estivermos no meio de um trilho.
  • Botija de Co2. Para nos certificarmos de que enchemos o pneu sem fugas recomendamos usar uma botija de ar comprimido em vez de uma bomba tradicional. 

PASSO A PASSO

O pneu Tubeless, embora seja um método quase infalível contra os furos, não é invulnerável. Depende obviamente da qualidade do mesmo e do tamanho do furo, além disso o líquido selante no interior da nossa roda pode já não estar em boas condições (não te esqueças de que é recomendável substituí-lo de 4 em 4 meses, mais ou menos, para não perder as suas propriedades).

As marcas recomendam de 6 em 6 meses, mas nós já fizemos esse teste inúmeras vezes e reparámos que a partir do quarto mês as substâncias da maioria dos produtos perdem eficácia. Neste caso, vamos utilizar um produto que contém substâncias que selam o furo, permitindo-nos seguir viagem. Em qualquer caso, se o furo já tem alguma envergadura, recomendamos-te substituir o pneu antes da tua próxima volta. 

  1. Retira a roda furada, desta forma será muito mais fácil fazer a reparação. Nos seguintes passos entenderás porquê.  
  2. Depois de retirares a roda, examina o pneu cuidadosamente à procura do motivo que causou o furo e se ainda estiver algum objeto preso no pneu retira-o, para que o produto selante possa selar o furo. Se ainda estiver ar dentro do pneu, retira-o. 
  3. Utilizando a própria tampa do selante, desmonta a pipeta da válvula; se não souberes como é que isto se faz, verás que a etiqueta da embalagem mostra perfeitamente os passos a seguir. 
  4. Insere o aplicador de plástico incluído no kit no bocal do selante e a outra extremidade na válvula. Assegura-te de que tudo fica hermético (para evitar derramar o produto). Dependendo do diâmetro e do balão do pneu, deverás utilizar apenas a quantidade necessária de selante. Na etiqueta da própria embalagem está indicada essa quantidade.  
  5. Para encher o pneu, por tratar-se de um modelo Tubeless, recomendamos-te que o faças com uma botija de Co2. Se encheres o pneu com uma bomba tradicional verás que a pressão é demasiado baixa para o encher sem evitar que o ar saia pelas laterais do mesmo e do aro da roda. Comprova que ao introduzir o ar da botija o pneu fica bem talonado nas laterais (irás ouvir um "clack" quando tal acontecer). 
  6. Depois de encheres o pneu, pega na roda e roda-o. Deste modo o líquido irá repartir-se uniformemente e pela ação da gravidade selará o furo com mais facilidade. Se o furo for muito grande, embora o tenhas selado sem problema, recomendamos-te que o substituas por um novo logo que possível. 

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