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Como proteger a tua bicicleta

Podemos ter exagerado um pouco, mas qualquer proteção que possamos dar à nossa bicicleta é uma coisa boa. Manter uma aparência bem cuidada não afeta o desempenho ou função das peças protegidas ou da própria bicicleta, mas ajuda a mantê-la com bom aspeto e a alcançar um melhor preço de venda no mercado de segunda mão.

Iván Mateos / Fotos: Cesar Cabrera

Como proteger a tua bicicleta
Como proteger a tua bicicleta

Atualmente, tendo em conta os preços que as bicicletas e os componentes atingiram, compensa tomar conta do material o melhor possível. Não só vale a pena verificar em detalhe o menor ruído ou folga para antecipar problemas maiores, ou substituir a corrente e o óleo de suspensão quando necessário, mas também proteger o quadro e componentes para que fiquem em perfeitas condições, quanto mais tempo melhor. Vais realmente poupar cem euros em autocolantes de proteção numa bicicleta que já te custou vários milhares? A longo prazo, compensa. 

FERRAMENTAS

Produto de limpeza. Não serve qualquer produto de limpeza, deve ser específico para a limpeza de vestígios de cola e óleo, de secagem rápida sem deixar resíduos (sem polimento ou cera). Utilizámos O Muc-Off Glue & Sealant Remover, mas o álcool isopropílico também funciona.
Tesouras e x-ato. Para cortar à medida.
Pistola de calor. Um secador de cabelo também serve.
Protetor de cranques. Cortado à medida, usámos um da marca Dyedbro.
Protetor de suspensão. Para cobrir as pernas da suspensão, da marca Dyedbro.
Kit de quadro. Usámos um Zefal Skin Armour e um Dyedbro, para BTT.
Bumpers. Batentes de borracha para os cabos ou mangueiras, da marca Zefal.
Tampas de cranque. Usámos da Zefal, mas existem muitas outras marcas para cranques de alumínio ou de carbono.
 

PASSO A PASSO

PASSO 1> Protege as partes mais expostas com adesivos específicos: tubo superior, diagonal, escoras, e outras áreas ao teu critério na tua própria bicicleta. A primeira coisa a fazer é limpar tudo com um produto adequado

PASSO 2> Muitos produtos, como o Zefal que utilizámos, vêm pré-cortados em pedaços. Verifica as medidas para te certificares de que cabem nos tubos da tua bicicleta. Se necessário, corta-os à medida.

PASSO 3> Centra o adesivo no tubo e cola uma extremidade. Em seguida, pressiona e desce pelo tubo em direção à outra extremidade, colando a linha central. Molha as mãos para evitar danificar a cola, ou usa luvas.

PASSO 4> Em seguida, aquece o adesivo para aumentar a sua flexibilidade e adaptação à forma do tubo (tem cuidado para não o queimar). Pressiona do centro para os lados. Consoante a marca, necessitarás de mais ou menos calor. 

PASSO 5> Se aparecer uma bolha de ar, não te preocupes, é normal, é difícil acertar à primeira vez. A primeira coisa a fazer é molhar os dedos na água, ou, como dissemos anteriormente, usar luvas para manusear o adesivo.

PASSO 6> Levanta cuidadosamente o adesivo até chegar à área da bolha. Se estiver demasiado preso, podes aplicar um pouco de calor. É muito importante não tocar na cola com a ponta dos dedos, é por isso que insistimos em mãos molhadas.

PASSO 7> Para remover a bolha, pressiona com a espátula da linha central em direção à borda lateral do autocolante, proporcionando assim uma via de fuga fácil para o ar. Em todos os autocolantes, começa sempre a colar a partir do centro e continua na direção do contorno.

PASSO 8> Utiliza a espátula (incluída nos kits Dyedbro) para exercer mais pressão e colar completamente o autocolante. A prova de uma boa colagem é que a aparência é quase transparente, sem marcas esbranquiçadas. Se não tiveres uma espátula, podes usar um desmonta. 

PASSO 9> Alguns tubos requerem peças personalizadas, tais como as escoras. Mede o comprimento e a altura em ambas as extremidades do tubo, tendo o cuidado de deixar um excesso para cobrir ligeiramente a parte superior e inferior. 

PASSO 10> A partir de uma peça suficientemente grande, recorta outra peça com as medidas. Se a tua bicicleta tem uma forma complexa, tal como uma suspensão total, recomendamos a compra de adesivo em rolo em vez de um kit.

PASSO 11> Isto é muito importante: recorta os cantos a 45° ou faz um contorno com a tesoura. Se o material for muito espesso, isto é ainda mais importante, pois este é um ponto frequente em que as peças começam a desprender-se.

PASSO 12> Faz o mesmo nas escoras. Quando o adesivo estiver centrado, cola uma extremidade e cola até à extremidade oposta. Depois, do centro para os lados.

PASSO 13> Se as tuas escoras têm uma curva complicada, não há problema, o calor faz maravilhas. Aquece o adesivo e depois, como sempre, aplica-o do interior para os lados. 

PASSO 14> Não te esqueças de colocar batentes de borracha. Estes impedem que os cabos rocem na pintura ao virar.

PASSO 15> Para a fricção dos sapatos nos cranques, existem protetores específicos nos comprimentos mais comuns. Também se pode cortar alguns à medida. Já sabes: limpa e aplica com calor. 

PASSO 16> As pontas dos cranques levam muitos impactos. Existem "tampas" específicas que amortecem os toques com as pedras. Se ainda não as tiveres, recomendamos que as instales. 

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