Atualmente, tendo em conta os preços que as bicicletas e os componentes atingiram, compensa tomar conta do material o melhor possível. Não só vale a pena verificar em detalhe o menor ruído ou folga para antecipar problemas maiores, ou substituir a corrente e o óleo de suspensão quando necessário, mas também proteger o quadro e componentes para que fiquem em perfeitas condições, quanto mais tempo melhor. Vais realmente poupar cem euros em autocolantes de proteção numa bicicleta que já te custou vários milhares? A longo prazo, compensa.
FERRAMENTAS
PASSO A PASSO
PASSO 1> Protege as partes mais expostas com adesivos específicos: tubo superior, diagonal, escoras, e outras áreas ao teu critério na tua própria bicicleta. A primeira coisa a fazer é limpar tudo com um produto adequado
PASSO 2> Muitos produtos, como o Zefal que utilizámos, vêm pré-cortados em pedaços. Verifica as medidas para te certificares de que cabem nos tubos da tua bicicleta. Se necessário, corta-os à medida.
PASSO 3> Centra o adesivo no tubo e cola uma extremidade. Em seguida, pressiona e desce pelo tubo em direção à outra extremidade, colando a linha central. Molha as mãos para evitar danificar a cola, ou usa luvas.
PASSO 4> Em seguida, aquece o adesivo para aumentar a sua flexibilidade e adaptação à forma do tubo (tem cuidado para não o queimar). Pressiona do centro para os lados. Consoante a marca, necessitarás de mais ou menos calor.
PASSO 5> Se aparecer uma bolha de ar, não te preocupes, é normal, é difícil acertar à primeira vez. A primeira coisa a fazer é molhar os dedos na água, ou, como dissemos anteriormente, usar luvas para manusear o adesivo.
PASSO 6> Levanta cuidadosamente o adesivo até chegar à área da bolha. Se estiver demasiado preso, podes aplicar um pouco de calor. É muito importante não tocar na cola com a ponta dos dedos, é por isso que insistimos em mãos molhadas.
PASSO 7> Para remover a bolha, pressiona com a espátula da linha central em direção à borda lateral do autocolante, proporcionando assim uma via de fuga fácil para o ar. Em todos os autocolantes, começa sempre a colar a partir do centro e continua na direção do contorno.
PASSO 8> Utiliza a espátula (incluída nos kits Dyedbro) para exercer mais pressão e colar completamente o autocolante. A prova de uma boa colagem é que a aparência é quase transparente, sem marcas esbranquiçadas. Se não tiveres uma espátula, podes usar um desmonta.
PASSO 9> Alguns tubos requerem peças personalizadas, tais como as escoras. Mede o comprimento e a altura em ambas as extremidades do tubo, tendo o cuidado de deixar um excesso para cobrir ligeiramente a parte superior e inferior.
PASSO 10> A partir de uma peça suficientemente grande, recorta outra peça com as medidas. Se a tua bicicleta tem uma forma complexa, tal como uma suspensão total, recomendamos a compra de adesivo em rolo em vez de um kit.
PASSO 11> Isto é muito importante: recorta os cantos a 45° ou faz um contorno com a tesoura. Se o material for muito espesso, isto é ainda mais importante, pois este é um ponto frequente em que as peças começam a desprender-se.
PASSO 12> Faz o mesmo nas escoras. Quando o adesivo estiver centrado, cola uma extremidade e cola até à extremidade oposta. Depois, do centro para os lados.
PASSO 13> Se as tuas escoras têm uma curva complicada, não há problema, o calor faz maravilhas. Aquece o adesivo e depois, como sempre, aplica-o do interior para os lados.
PASSO 14> Não te esqueças de colocar batentes de borracha. Estes impedem que os cabos rocem na pintura ao virar.
PASSO 15> Para a fricção dos sapatos nos cranques, existem protetores específicos nos comprimentos mais comuns. Também se pode cortar alguns à medida. Já sabes: limpa e aplica com calor.
PASSO 16> As pontas dos cranques levam muitos impactos. Existem "tampas" específicas que amortecem os toques com as pedras. Se ainda não as tiveres, recomendamos que as instales.