Dicas e Truques

Como manter o controlo da roda dianteira nas descidas

Tens a sensação de que perdes o controlo da roda dianteira nas descidas e que a qualquer momento pode perder aderência e deslizar?

Ivan Mateos

1 minuto

Como manter o controlo da roda dianteira nas descidas

Isto é mais habitual do que parece, e pode acontecer devido a vários fatores, como uma posição de condução demasiado recuada (fazendo com que a roda não crave no terreno porque o teu peso corporal está todo na parte traseira), a flexão de algum componente como a própria roda, guiador ou pneu (devido a uma pressão incorreta) ou um ajuste irregular da recuperação da suspensão. 

Ajustar a recuperação adequadamente é uma tarefa complicada - não há uma regulação standard, embora alguns fabricantes recomendem ajustar consoante o peso do utilizador -. O objetivo é que a suspensão recupere o mais rápido possível, mas sem ser excessivamente rápida, de modo a não perder o contato com o solo, para que a roda consiga estar sempre em contato com o piso e em tração.

Uma recuperação demasiado aberta ou rápida provoca uma extensão violenta da suspensão, fazendo com que perca o contato com o solo, enquanto uma recuperação fechada ou lenta não deixa a suspensão recuperar, impedindo que absorva os impactos. Em ambos os casos, tanto a recuperação muito aberta como muito fechada, implicam uma perda de aderência e ausência de segurança na condução. 

Relacionados