1 - PROTEÇÃO
Já te deste conta de que algumas suspensões da Fox têm baínhas com uma cor diferente, mais dourada? É o tratamento Kashima, específico da Fox, e consiste num anodizado especial dos tubos que cria um deslizamento maior, portanto faz com que a suspensão fique mais suave.
2 - REVISÃO PERIÓDICA
É precisamente nas baínhas que aparecem as marcas de desgaste. Isto acontece quando não se faz uma limpeza e manutenção regularmente. Lembra-te de que deves adicionar algumas gotas de óleo específico nos retentores esporadicamente.
3 - SERVIÇO TÉCNICO
Convém seguir as regras de manutenção especificadas pelos fabricantes das suspensões, não só para obter um funcionamento adequado, mas também para que a cobertura da garantia esteja válida no caso de alguma falha. Os intervalos de manutenção e reparação a realizar diferem de marca para marca, pelo que te recomendamos que consultes o Manual do Utilizador que veio com a tua suspensão. Se não o tens, podes consultar o site da marca, onde habitualmente existe uma secção de Serviço Técnico. Os intervalos aproximados são de 3 meses para limpar e lubrificar os retentores e casquilhos de fricção e mudar o óleo do circuito uma vez por ano.
4 - BLOQUEIO
O uso incorreto do bloqueio remoto costuma ser um dos principais motivos que leva a problemas nas suspensões. A suspensão, como o seu próprio nome indica, está desenhada para absorver, não para funcionar como uma forqueta rígida. Não abuses do bloqueio em zonas técnicas, já que estarás a submeter os retentores e juntas a uma grande pressão. E também não te deves esquecer de desbloquear a suspensão quando sais de uma estrada e entras num trilho. Em corta-fogos, caminhos com terreno firme e mesmo em estradas podes usar o bloqueio sem problemas, mas quando as oscilações começarem, não comprometas a suspensão.
5 - O TAMANHO É IMPORTANTE
Se vais montar uma suspensão nova na tua bicicleta, tem em conta o curso total. Montar uma suspensão de 140 mm de curso num quadro rígido de Cross Country que foi desenhado para suspensões de 100 mm não é recomendável: os ângulos do quadro modificam-se drasticamente, portanto o seu comportamento será diferente e, o mais importante, o quadro poderá partir-se, por não estar desenhado para aguentar essa alavancagem extra.
6 - UMA QUESTÃO DE SEGURANÇA
Tal como no caso anterior, o tamanho dos discos também é importante. As suspensões até 150 mm de curso normalmente estão preparadas para discos de até 180 mm de diâmetro. Montar um disco maior com o objetivo de obter uma travagem maior, coloca em risco a integridade da suspensão, cujas pernas e barras poderão partir-se de forma repentina.