Dicas e Truques

MECÂNICA: como instalar uns travões de disco novos

Compraste uns travões de disco novos e não sabes muito bem que ferramentas precisas ou como montar devidamente? Neste artigo explicamos tudo, passo a passo.

Iván Mateos / Fotos: Cesar Cabrera

4 minutos

Como instalar uns travões de disco novos

Se compraste uns travões de disco (novos ou usados) e não sabes como instalá-los na tua bicicleta, não te preocupes. A tarefa é bastante simples e só precisas de algumas ferramentas básicas, e algumas mais específicas, como um kit de sangramento! Antes de comprares uns travões, confirma primeiro se são totalmente compatíveis com os anteriores em termos de fixação das pinças, diâmetro, tipo de fixação dos discos, bem como fixação no guiador. 

FERRAMENTAS

Dependendo do tipo de bicicleta ou marca dos travões, as ferramentas podem variar, mas basicamente são estas: 

1. Martelo de borracha. Não te preocupes, não vais estragar a bicicleta. Mas por vezes é necessário dar ligeiras pancadas para que algo encaixe. 

2. Alicate de pressão. Neste caso substitui um torno de bancada. 

3. Chave dinamométrica. Para apertar com o binário correto. 

4. Chaves Allen. Convém teres várias de diferentes medidas. 

5. Disco novo. Com os correspondentes parafusos de fixação. 

6. Travão. A mangueira deve ter a mesma medida da que usavas ou superior. 

7 a 9. Kit de sangramento. Por cerca de 30€ podes comprar um kit compatível com os teus travões. 

10. Separadores das pastilhas. Estes são da Magura, permitem manter os pistões na sua posição e ajudam-nos a cortar a mangueira à medida. 

 

PASSO A PASSO

PASSO 1: Primeiro, olha para o próprio disco e identifica o sentido de rotação (através de uma seta) e o binário de aperto dos parafusos. Utiliza sempre parafusos novos e coloca massa fixadora nas roscas para que não desapertem. 

PASSO 2: Depois de retirares os discos e os travões antigos, limpa bem a fixação no cubo. Agora, coloca os novos discos no sentido correto. Adota a ordem de aperto que mostramos nesta imagem, porque só assim ficará garantido que o disco fica corretamente alinhado. 

PASSO 3: Usa uma chave dinamométrica para que o aperto siga o binário recomendado pelo fabricante dos discos. Os parafusos do disco geralmente são apertados com uma ponta T25 e com um binário de 6 Nm. 

PASSO 4: Coloca a pinça de travão no quadro, mas não apertes totalmente os parafusos. O ideal é que nesta fase a pinça ainda se mova lateralmente no suporte, mas sem ser excessivamente. 

PASSO 5: Se for necessário e caso o travão permita, podes reorientar a saída da mangueira do travão. Basta desapertar ligeiramente o parafuso central e rodar até chegar à posição que descreva uma curva mais natural. 

PASSO 6: Se ainda não colocaste a manete no guiador, coloca-a agora. Ajusta-a lateralmente na sua posição definitiva, mas adota um ângulo que permita que o parafuso de sangramento da manete esteja na posição mais elevada, de modo a facilitar a saída do ar. 

PASSO 7: Caso a tua bicicleta tenha cablagem interna e permita a entrada da mangueira do travão traseiro, encaminha-a pelo interior do quadro, desde a pinça traseira até à manete. O processo deve ser feito sempre neste sentido porque na manete podemos cortar à medida desejada. Mas antes sequer de cortar a mangueira, roda o guiador para teres a certeza de que a mangueira tem comprimento suficiente. 

PASSO 8: Para cortar a mangueira, há guilhotinas especiais, mas podes usar um x-ato bem afiado. Nunca uses uma serra ou uma faca, dado que o corte não ficará reto, limpo e homogéneo. Usa um pedaço de madeira como apoio e corta a 90 graus de uma só vez. 

PASSO 9: Este passo é muito importante. Desliza pela mangueira a tampa de borracha (que no fundo serve para proteger) bem como a porca de fixação pela ordem que aparece na imagem. 

PASSO 10: Agora introduz o conetor na mangueira e coloca os dois separadores das pastilhas na ponta, segurando-os com o alicate de pressão. Com o martelo de borracha dá pancadas (ligeiras) até o conetor entrar totalmente e ficar à vista somente a rosca. 

PASSO 11: Por último, introduz a braçadeira de ajuste, ou "azeitona", como é conhecida no mercado. Trata-se de uma pequena peça que fecha hermeticamente o sistema entre a manete e a mangueira, evitando que saia líquido. Só pode ser usada uma vez e cada uma é específica para cada travão. 

PASSO 12: Introduz a mangueira dentro da manete até chegar ao limite. Mantém a posição e desliza para o interior a "azeitona". Depois, começa a enroscar à mão a porca de fixação para que tudo fique bem unido. 

PASSO 13: Aperta a porca de fixação com uma chave de 8 mm. Nota que se estiveres a montar travões com manetes em carbono ou compósito deves ter muito cuidado. Não uses um binário superior a 4 Nm. 

PASSO 14: Agora prepara o teu kit de sangramento. Enche a seringa com o óleo específico fornecido pela marca (caso sejam travões novos). Nunca mistures óleos e se não tens a certeza de qual é o mais indicado, pesquisa no site da marca. O objetivo deste sangramento inicial é tentar que saiam todas as bolhas de ar existentes no interior. 

PASSO 15: Retira o parafuso de sangramento da pinça e coneta a seringa. Enrosca e vai apertando ligeiramente. Neste caso não retirámos as pastilhas de travão porque os travões já vinham purgados e com os pistões no devido lugar. Deves evitar a todo o custo contaminar as pastilhas. 

PASSO 16: Agora abre o parafuso da manete que permite purgar o sistema. Neste caso usámos uma chave T25. No orifício insere a segunda seringa (se o kit tiver duas). No nosso kit vinha uma mangueira extra. 

PASSO 17: O nosso kit de sangramento tem um recipiente onde podemos depositar o óleo que sai saindo à medida que injetamos a partir da pinça de travão. Através do gancho fornecido, basta apoiar o recipiente no guiador. 

PASSO 18: Nota que o purgador deve estar no ponto mais alto da pinça. Depois, começa a introduzir líquido suavemente através da seringa e verás as bolhas a sair no lado oposto. 

PASSO 19: Transfere todo o óleo desde a parte inferior até à superior e, se tudo for bem executado, o processo estará concluído. 

PASSO 20: Desmonta primeiro a mangueira da manete, para evitar que, devido à gravidade, saia óleo pela parte inferior. Depois, coloca o parafuso de sangramento na manete e aperta-o. Agora já podes retirar a seringa inferior e colocar o parafuso de aperto. 

PASSO 21: Caso saiam algumas gotas - o que é perfeitamente normal - podes eliminá-las com um spray para limpeza de discos de travão ou com alcool isopropílico. 

PASSO 21: Faz o mesmo processo no outro travão. 

Etiquetas:

Relacionados