Dicas e Truques

As válvulas do teu sistema tubeless estão obstruídas?

Nem sempre acontece, mas por vezes a válvula do sistema tubeless fica obstruída, o que torna muito difícil o enchimento do pneu.

Ivan Mateos

1 minuto

Válvulas obstruídas, um clássico nos sistemas tubeless

Se usarmos válvulas tradicionais este problema poderá acontecer com alguma regularidade, o que nos vai obrigar de vez em quando a desmontar o obus e limpar a válvula, retirando os restos de líquido selante ressequido. Aliás, isto pode acontecer numa roda e na outra não, mesmo que tenhamos estreado as válvulas no mesmo dia e colocado líquido novo ao mesmo tempo. Basicamente, este problema tem a ver (entre outros fatores) com a posição em que as válvulas ficam quando deixamos a bicicleta parada em casa depois de cada volta. 

Há um truque, que salientamos desde já que não é infalível, e que consiste em deitar uma gota de óleo (ao desmontar o obus) na borracha que veda a válvula. Mas a solução definitiva passa por substituir as válvulas Presta por outras de nova geração, como as Reserve Fillmore, que já testámos (lê o teste na revista BIKE). O seu sistema não permite que o selante entre dentro do corpo da válvula, por isso não pode acumular resíduos nessa área, nem ficar bloqueada. 

 

Além disso, essas válvulas permitem um fluxo muito maior de ar, por isso, mesmo que chegassem a obstruir parcialmente, ainda seria perfeitamente possível encher o pneu. Essa passagem ampliada do ar também permite vedar os pneus tubeless quando os montamos na primeira vez, ao invés das válvulas tradicionais, que por vezes requerem desmontar o obus. 

Etiquetas:

Relacionados