Queres comprar uma eBike mas tens um orçamento baixo?

Imaginemos que estás a planear comprar uma bicicleta elétrica, mas tens um orçamento baixo (cerca de 1.500€) e estás na dúvida se deves comprar uma bicicleta nova ou usada…
Ivan Mateos -
Queres comprar uma eBike mas tens um orçamento baixo?
Queres comprar uma eBike mas tens um orçamento baixo?

Há ebikes de BTT novas fiáveis por este valor? Será que trazem baterias e motores fiáveis? De facto, com este orçamento as opções fiáveis são poucas. Existem modelos à venda por este valor (1.500 euros), mas não recomendamos, pois seguramente incluem motores de baixa qualidade e, ainda por cima, localizados no cubo da roda traseira.

Por esse valor, é preferível pesquisares o mercado de segunda mão, privilegiando modelos com motor central e, se possível, de uma marca reconhecida, para que possas ter acesso a um bom serviço técnico, como Bosch, Shimano, Brose ou Yamaha. Além disso, muitas lojas costumam vender bicicletas de serviço no final do ano, portanto fica também atento às lojas especializadas, as quais saberão aconselhar qual a melhor opção para ti.

Há ainda outro pormenor que deves ter em conta. Se comprares uma bicicleta elétrica em segunda mão, convém comprovar o estado do sistema elétrico. Em algumas marcas é possível conectar com a aplicação específica e ver o estado da bateria e dos ciclos de carga restantes. Além disso, conseguimos confirmar os quilómetros percorridos. Evita comprar bicicletas "kitadas", ou seja, sem o limite de velocidade legal (25 km/h), pois tanto o motor como a bateria podem ter sofrido uma utilização exigente. Além disso, nenhuma marca se responsabiliza pelos seus motores se forem alvo deste tipo de adulteração.

Se preferires comprar um modelo novo, sugerimos-te que adies um pouco a compra, poupando e amealhando o dinheiro que falta, pois com mais alguns euros já consegues comprar uma ebike de BTT decente e que certamente te proporcionará voltas divertidas nos teus trilhos preferidos.