Queres aprender a cair sem te magoares muito?

Será que se pode aprender a cair? Pelo sim, pelo não, convém saber estes truques. Mas escusas de os praticar...
Carlos Pinto
Queres aprender a cair sem te magoares muito?
Queres aprender a cair sem te magoares muito?

Saber cair é algo que nasce connoco. É quase inato. Há pessoas que são ágeis como os gatos e de uma forma ou de outra conseguem cair quase sempre sem muitos danos. Na verdade, cair sem nos magoarmos também requer alguma técnica. Os que costumam sair quase ilesos não o devem à sorte, mas sim porque têm uma capacidade inata para amortecer a queda.

No caso de ser uma queda por cima do guiador, devemos tentar não cair a direito nem tentar travar a progressão do nosso corpo contra o solo, pois esses impactos são mais duros e causam mais danos. Em vez disso, devemos tentar rolar sobre o ombro para absorver parte da energia do impacto. Isto é fácil de dizer, mas difícil de fazer, exceto se recebermos aulas de Judo ou de alguma outra arte marcial.

Basicamente, quando vemos que estamos quase a cair, devemos tentar evitar o instinto imediato de travar a queda e direcionar o queixo em direção ao nosso peito. O corpo virá imediatamente atrás e só tens de rolar. Obviamente, desta vez não te vamos pedir para praticares esta manobra até conseguires fazê-la corretamente, mas pelo menos tenta lembrar-te dela e confia pois resulta. Esperamos que nunca seja necessário, mas mais vale saber, do que não saber.