Como eliminar a folga no espigão telescópico RockShox Reverb

Um dos nossos leitores enviou-nos por e-mail uma dúvida. O seu espigão telescópico RockShox Reverb tem uma folga acima do normal e pergunta como resolver.
Ivan Mateos -
Como eliminar a folga no espigão telescópico RockShox Reverb
Como eliminar a folga no espigão telescópico RockShox Reverb

Esta pergunta diz respeito a um espigão telescópico RockShox Reverb. Por ser um dos espigões mais utilizados no mercado nacional, achámos boa ideia partilhar o que respondemos ao nosso leitor:

"Tenho um espigão telescópico RockShox Reverb há cerca de 5 anos. Agora noto que, quando está parado e quando está comprimido se puxo o selim para cima sobe cerca de 2 cm, como se tivesse folga. Isto é um sintoma de que está a precisar de revisão?"

Antes de mais, convém verificar se o manípulo tem folga. Se não tiver, o circuito de líquido hidráulico que aciona o espigão está em bom estado e não necessitas tocar nele. Neste caso, pode ser que tenhas uma transferência de ar entre as câmaras internas, algo que pode acontecer nos modelos Reverb produzidos até 2016.

Experimenta colocar a bicicleta ao contrário (com o selim apoiado no chão). Carrega no comando que aciona o espigão e faz força para baixo (na bicicleta) para comprimir o espigão. Depois coloca a bicicleta de pé novamente. Carrega no comando e ao mesmo tempo mantém a pressão sobre o selim para deixá-lo levantar lentamente. Depois disto, seguramente a folga terá desaparecido.