Andar de bicicleta em tempo frio: qual é a roupa adequada?

Como já deves ter reparado, o clima mudou. Mas isso não significa que tens de deixar a tua bicicleta encostada na garagem à espera da Primavera. Se não sabes qual é a roupa mais adequada para este clima, lê o artigo.
Ivan Mateos -
Andar de bicicleta em tempo frio: qual é a roupa adequada?
Andar de bicicleta em tempo frio: qual é a roupa adequada?

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, não deves ir pedalar todo "encasacado" sempre que pedalas no Outono e Inverno. Embora controlar a temperatura seja muito complicado, pois cada pessoa tem um metabolismo diferente que reage de forma díspar ao esforço físico, o truque é simples e baseia-se numa premissa básica: vestir por camadas. Ou seja, quer sues muito ou pouco, se te vestires por camadas conseguirás aumentar ou diminuir o efeito térmico vestindo ou despindo peças de vestuário. É o método mais simples e funciona. Estas são as bases para uma correta estruturação em camadas:

1ª CAMADA: EM CONTACTO COM A PELE

Esta peça de vestuário deve ser totalmente transpirável, para expulsar a humidade para a camada seguinte, afastando-a da nossa pele. Manter a pele seca é o grande segredo para evitar que o suor realize o seu trabalho: refrigerar. Usa uma camisola interior técnica própria para ciclismo e nunca uma t-shirt ou algo que não seja próprio de ciclismo.

2ª CAMADA: TÉRMICA

Um jersey específico com corte justo é a melhor opção, para evitar as bolsas de ar frio.

3ª CAMADA: PROTEÇÃO

Um casaco com membrana fina do tipo Gore Windstopper. Quanta mais percentagem de tecido, mais proteção e menos transpiração. Por exemplo, para dias frios, essa proteção no peito e parte frontal dos braços é suficiente. Nos dias muito frios, ou quando houver rajadas de vento, é preferível optar por casacos que também protejam as costas. Se o frio for extremo, existem casacos deste tipo com proteção térmica interna. Estes casacos também podem ser usados sem a segunda camada, pois já isolam do frio.