A que altura devo levar o guiador?

A posição deste componente pode condicionar o controlo da bicicleta tanto nas subidas como nas descidas.
Carlos Pinto
A que altura devo levar o guiador?
A que altura devo levar o guiador?

Quanto mais alto estiver o guiador face ao selim, menos peso suportarão as mãos. Com um guiador alto, nas descidas a bicicleta torna-se mais fácil de manejar pois temos menos peso em cima da roda dianteira, mas nas subidas complicadas com inclinações elevadas perde precisão. Pelo contrário, quanto mais baixo estiver o guiador, mais peso irão suportar as mãos e a bicicleta ficará menos fácil de manejar nas descidas, além de que corremos o risco de sermos cuspidos por cima do avanço. Contudo, melhoraremos nas subidas.

Portanto, o ideal é encontrar um equilíbrio. O mais simples é medir a distância a partir da parte central do selim até ao solo e medir também desde a parte superior do punho do guiador até ao solo. Por exemplo, se o selim está a 107 cm do solo e o guiador a 104 cm, a altura do guiador será de -3 cm.

Esta diferença depende do tipo de uso e do teu gosto pessoal, mas podemos mostrar-te os valores de referência numa utilização em cross country e maratonas. A que altura devo levar o guiador?

Se vais permanecer muitas horas em cima da bicicleta ou preferes ir com mais segurança nas descidas técnicas podes colocar o guiador 1 ou 2 cm mais alto do que os valores de referência.

PODE SER DO TEU INTERESSE

O ajuste da posição do selim em longitude é quase tão importante como em altura. No entanto, muitos descuram este pormenor.