Ao contrário do que algumas pessoas pensam, não deves ir pedalar todo "encasacado" sempre que pedalas no Outono e Inverno. Embora controlar a temperatura seja muito complicado, pois cada pessoa tem um metabolismo diferente que reage de forma díspar ao esforço físico, o truque é simples e baseia-se numa premissa básica: vestir por camadas. Ou seja, quer sues muito ou pouco, se te vestires por camadas conseguirás aumentar ou diminuir o efeito térmico vestindo ou despindo peças de vestuário. É o método mais simples e funciona. Estas são as bases para uma correta estruturação em camadas:
1ª CAMADA: EM CONTACTO COM A PELE
Esta peça de vestuário (conhecida no mercado como baselayer) deve ser totalmente transpirável, para expulsar a humidade para a camada seguinte, afastando-a da nossa pele. Manter a pele seca é o grande segredo para evitar que o suor realize o seu trabalho: refrigerar. Usa uma camisola interior técnica própria para ciclismo e nunca uma t-shirt ou algo que não seja próprio de ciclismo.
2ª CAMADA: TÉRMICA
Um jersey específico de manga comprida com corte justo é a melhor opção, para evitar que entre o ar frio.
3ª CAMADA: PROTEÇÃO
Um casaco com membrana fina do tipo Gore Windstopper. Quanta mais percentagem de tecido, mais proteção e menos transpiração. Por exemplo, para dias frios, essa proteção no peito e parte frontal dos braços é suficiente. Nos dias muito frios, ou quando houver rajadas de vento, é preferível optar por casacos que também protejam as costas. Se o frio for extremo, existem casacos deste tipo com proteção térmica interna. Estes casacos também podem ser usados sem a segunda camada, pois já isolam do frio. Em todo o caso recomendamos não fazeres treinos intensos com estes casacos mais protegidos, pois acumulam muito calor no seu interior e ficarás ensopado em suor.
DICAS
- Se fores treinar, usa uma baselayer de rede com uma jersey de manga comprida fina por cima e, se for mesmo necessário, um colete cortavento. Abre-o quando estiveres a fazer séries ou em subidas e só o voltes a apertar quando sentires que a jersey já secou o suor (basta passar com a mão no peito para confirmar).
- Antes se saíres para andar de bicicleta vai à varanda e fica lá durante cerca de 30 segundos para teres a noção da diferença térmica. Verás que depois será mais fácil escolher a roupa que vais vestir.
- No dia antes de cada volta de bicicleta consulta as aplicações com previsões meteorológicas para confirmares a temperatura máxima e mínima nos sítios onde vais andar e, sobretudo, se está prevista chuva. Se estiver, leva uma capa dobrada num dos bolsos traseiros e só a vistas quando realmente começar a chover. Se a vestires antes vais começar a suar devido ao isolamento.
- É preferível comprar pouco vestuário de ciclismo, mas de muito boa qualidade, do que muito vestuário, mas de qualidade fraca. Acredita que vais sempre acabar por usar as melhores peças.