1. O pneu está muito desgastado na parte central? É uma das causas principais, um pneu demasiado fino é a melhor garantia de que vais sofrer um furo.
2. Quanto tempo tem a câmara de ar? Embora seja muito resistente e duradoura, a câmara de ar também sofre desgaste. Se não te lembras da última vez que a substituíste, está na hora.
3. O pneu parece estar gretado? O sol, a chuva, o frio, o calor… A borracha expande-se e contrai-se até perder eficácia. Se já parece a pele de um crocodilo, está na altura de o substituíres.
4. O interior do aro tem uma fita? A fita que cobre o interior do aro cumpre uma função: protege a câmara de ar. Se não tem fita ou está em mau estado, compra uma nova.
5. O pneu perde ar rapidamente (demorando alguns dias) Se o pneu vai perdendo pressão pouco a pouco é provável que se trate de um poro ou uma perda de ar pela válvula. Comprova se de facto este é o problema submergindo a câmara em água.
6. O pneu tinha pouco ar quando furaste? Em regra, um pneu pouco inchado fura com mais facilidade. Talvez o teu problema seja a falta de pressão.
7. Coloquei bem o remendo? Por vezes quando reparamos um furo não fazemos tudo convenientemente. Antes de voltares a colocar o pneu no sítio, confirma de que o remendo está devidamente colocado.
E lembra-te de que deves levar sempre uma bomba de ar, remendos e desmontas ou espuma. Os “prós” usam cartuchos de CO2 para encher os pneus em 3 segundos, mas é uma alternativa pouco ecológica que só faz sentido em competição.