comitium

Que bicicleta devo comprar para o meu filho?

As crianças estão em constante mudança, portanto a escolha da bicicleta adequada para eles pode ser uma tarefa complicada. Neste artigo propomos alguns conselhos que podem ser muito úteis antes de ires às compras.

Que bicicleta devo comprar para o meu filho?
Que bicicleta devo comprar para o meu filho?

É normal termos dúvidas quando temos de comprar uma bicicleta para os nossos filhos. Uma das mais frequentes é: será que não ficará pequena daqui a pouco tempo? Também podemos ver as coisas por outro prisma, pois não é agradável, nem recomendável, que o nosso filho esteja montado numa bicicleta demasiado grande para ele (na qual ele não chega com os pés ao chão, ou quase nem chega ao guiador por ter um tubo horizontal demasiado grande). A escolha da bicicleta ideal deve refletir vários aspetos importantes, como o tipo de desmultiplicação (mudanças demasiado "pesadas" para ele farão com que se desmotive e não goste da experiência), manetes de travão inadaptadas para crianças (as mãos e dedos mais pequenos não conseguem travar nas manetes de adultos, não só pela distância da manete em si face ao guiador, mas também devido à força necessária para travar) e selins que nada têm a ver com as crianças. Antes de pedir a bicicleta ao Pai Natal, devemos guiar-nos por uma série de conselhos e refletir um pouco:

1. TEM DE HAVER ALGUMA QUALIDADE

O que diferencia um produto de baixa qualidade de outro de uma marca específica de ciclismo ou de outro desporto qualquer, é que as marcas específicas levam rolamentos de melhor qualidade nas rodas, além de utilizar componentes melhores e mais resistentes. As rodas muito largas de plástico são desaconselháveis, já que dificultam o equilíbrio da criança e a sua aderência é diminuta.

2. AVALIA O CRESCIMENTO DO TEU FILHO

Cada criança cresce a um ritmo dentro de margens estabelecidas, pelo que convém saber se o seu tamanho e o seu ritmo de crescimento tende a ser superior à média ou inferior, para acertar no tipo de bicicleta que devemos comprar. Uma conversa com o pediatra dará a resposta. Crianças que estão medianamente estagnadas em termos de crescimento não devem receber bicicletas demasiado grandes pois podem ser perigosas (em termos de condução). Não devemos ter o pensamento "ele irá crescer em breve" pois nem sempre as coisas funcionam assim. Que bicicleta devo comprar para o meu filho?

3. DÚVIDAS ACERCA DO TAMANHO

As crianças, ao contrário dos adultos, precisam de chegar com os dois pés ao chão. Além disso, quando baixares o selim, convém haver uma separação de 2 ou 3 centímetros, pelo menos, entre a virilha e o tubo superior. O guiador deve estar quase à altura dos ombros e não experimentes colocar mais abaixo ou acima pois dificultará o controlo da bicicleta.

4. NEM SEMPRE MAIS É MELHOR

Embora uma transmissão com muitas velocidades possa parecer uma vantagem, numa criança isso pode ser significado de algo complexo e desnecessário numa utilização recreativa, além de acrescentar peso. Se a bicicleta já tem essas mudanças e vês que o teu filho se confunde com elas ou nem sequer as usa, podes escolher uma desmultiplicação leve e restringir o movimento do desviador com os parafusos do mesmo.

5. TIPO DE MANETE

Se optares por uma bicicleta com mudanças, é preferível se essa manete for do tipo giratória, pois é mais simples e intuitiva para a criança. Convém que o sistema seja suave em ambos os sentidos (subir e descer carretos).

6. SUSPENSÃO

No caso da suspensão, é frequente encontrar modelos com um funcionamento tão duro que não conferem nenhuma vantagem para além da estética. Aliás, só adicionam peso à bicicleta. Comprova se o seu funcionamento é suave antes de comprares, já que por vezes uma bicicleta rígida (ou seja, sem suspensão) cumpre a mesma função, é mais leve e mais barata. Se encontraste uma bicicleta de que gostaste e até tens algum jeito para mecânica, podes desmontar a suspensão e procurar molas mais suaves (as suspensões básicas são fáceis de manipular).

7. ADAPTADA

Certifica-te de que os componentes estão completamente adaptados ao tamanho e força do teu filho em vez de serem componentes de adulto "reciclados". Observa as manetes de travão, pois devem ser curtas e de acionamento suave, os cabos devem estar cortados à medida em vez de estarem em excesso, podendo prender-se onde não devem. Se é difícil para o teu filho travar por não conseguir fletir os dedos, confirma se a manete tem um parafuso de regulação da aproximação ao guiador. Os punhos devem ser suaves e estreitos (pois as crianças têm mãos mais pequenas), e caso sejam muito duros opta por substituir. Que bicicleta devo comprar para o meu filho?

8. GUARDA CORRENTE

Trata-se de um acessório imprescindível para crianças pequenas. Deste modo, para além de evitar sujar a roupa, evita que alguma peça de vestuário se enrodilhe na corrente.

9. CAPACETE

Por último, lembra-te de comprar um capacete à sua medida e ensina-o a colocar. Além disso, explica-lhe porque motivo é imprescindível, tal como o cinto de segurança dos automóveis. E de cada vez que saíres com ele, dá o exemplo e leva-o colocado.