Dicas e Truques

5 acessórios para combater a lama quando andamos de bicicleta

A preparação de uma bicicleta para enfrentar os trilhos com lama depende em grande medida do uso concreto de cada um. Neste artigo mostramos quais são os acessórios que mais relevância têm nesse contexto.

2 minutos

5 acessorios para combater a lama quando andamos de bicicleta

GUARDA-LAMAS DIANTEIRO

 

Os habituais guarda-lamas têm grandes vantagens e poucas ou nenhuma desvantagem. Em primeiro lugar, evitam que os salpicos se convertam num problema. As rodas enviam a água e a lama na nossa direção e além de empapar os nossos pés (na dianteira) e as costas (na traseira), podem dificultar a visão especialmente a velocidades elevadas, por isso além de ser um elemento que garante que fiquemos secos, é algo que aumenta a segurança. Para nós, é um dos complementos obrigatórios em dias húmidos.

CAPAS

 

A ação da água e da terra nas suspensões tem um efeito muito nocivo a médio/longo prazo: a erosão. As micropartículas de pó e argila aderem às baínhas da suspensão e do amortecedor traseiro entrando no sistema e causando um mau funcionamento. Se queremos prolongar a vida útil dos nossos componentes, existem umas práticas e acessíveis capas de neoprene que cobrem totalmente a estrutura e isolam de maneira eficaz.

GUARDA-LAMAS TRASEIRO

 

Nos momentos mais chuvosos do ano, podemos ser surpreendidos com um aguaceiro durante uma das nossas voltas de bicicleta. Colocar um guarda-lamas traseiro é uma das soluções mais inteligentes, práticas e leves que podes adotar. Não só evita que fiques com a desagradável sensação de que tens a parte inferior das costas completamente molhada, como evita que danifiques ou oxides os conteúdos dos teus bolsos traseiros (chaves, telemóvel, documentos de identificação, etc). Os guarda-lamas traseiros são muito baratos e fáceis de instalar.

PELÍCULAS

 

Esta recomendação pode servir também para o resto do ano, mas devido à maior concentração de sedimentos nos caminhos durante a época mais chuvosa é especialmente interessante ter isso em conta nesse momento. Trata-se de um autocolante que protege as partes baixas mais vulneráveis do nosso quadro. Tem uma grossura aproximada de 1,2 mm e evita que as pedras ou outros detritos possam danificar a pintura. Nos quadros em fibra de carbono é - do nosso ponto de vista - obrigatório. 

PNEUS

 

Tal como acontece nas motas, uns pneus com tacos específicos para a lama asseguram uma condução mais eficaz em zonas muito enlameadas. Este fator depende muito do nosso estilo de condução, mas em regra um pneu com tacos pequenos e juntos tende a ficar repleto de lama. Por outro lado, um pneu com tacos volumosos e separados será a melhor opção para os mais aventureiros. Ou seja, se tiveres maior aderência e melhor tração, menos vezes terás de colocar os pés no chão e mais divertida será a tua volta.

Etiquetas:

Relacionados