Dicas e Truques

10 pontos que deves comprovar antes de comprar uns óculos

Estás a ponderar comprar uns novos óculos para andar de bicicleta ou correr? As opções à venda no mercado físico e online são inúmeras, mas para evitar comprar "banha da cobra", ou seja, produtos que em vez de proteger, prejudicam a visão, lê este artigo.

Juanma Montero

2 minutos

10 pontos que deves comprovar antes de comprar uns óculos

Há inúmeros sites a vender réplicas de óculos a preços muito baixos. Em regra, são negócios ilegais, que não pagam a utilização das patentes das marcas originais e que fazem produtos parecidos, mas com armações e lentes sem os cuidados e tecnologias dos modelos verdadeiros. 

Em caso de acidente e problemas oftalmológicos, esses sites não assumem a culpa. Mas quais são os pontos reamente que deveremos ter em conta quando pretendemos comprar uns óculos para praticar BTT ou ciclismo?

  1. Opta por modelos com armações não metálicas. Preferencialmente em policarbonatos ou materais que não se estilhacem nem te magoem em caso de impacto. 
  2. As lentes não devem distorcer as imagens. Isso é fácil de verificar: basta com o braço extendido, olhar através delas e procura uma linha reta no horizonte. Move-te e verifica se a linha segue um formato reto ou se adota um formato curvilíneo. Vira as lentes ao contrário e faz o mesmo. 
  3. Algumas lentes podem reduzir a fadiga ocular e melhorar a capacidade de captar detalhes e aumentar o contraste, com cores especiais que permitem distinguir melhor os obstáculos. Como é óbvio, só as lentes verdadeiros fazem isto, as falsificações não. 
  4. É imprescindível a proteção UV. Procura uns óculos que bloqueiem a 100% as radiações UVA e UVB. Se as lentes só indicam "UV protection" sem indicar o valor, não te fies. Provavelmente é contrafeito. 
  5. As duas lentes têm de ter exatamente a mesma cor (olha através delas em direção a uma parede branca iluminada e confirma). 
  6. As cores das lentes que menos alteram a perceção dos tons são o cinza, o castanho e o verde escuro. Escolhe estas cores para teres uma imagem mais natural. 
  7. Os tons laranja e amarelo aumentam o contraste e são ideais para condições de pouca luminosidade.
  8. As lentes amplas e envolventes proporcionam uma proteção maior, tanto a nível de impactos como de radiação refletida ou indireta que pode entrar pelas laterais. 
  9. Desconfia quando vires um anúncio de óculos novos com todas estas características à venda por menos de 50 euros. 
  10. Se queres ter somente um par de óculos para a máxima amplitude de condições em termos de luminosidade, opta por lentes fotocromáticas, mas de boa qualidade, para que a mudança de tonalidade seja rápida e com uma diferença visível entre o tom mais claro e o mais escuro. 

Etiquetas:

Relacionados