Se és leitor assíduo da revista BIKE, já deves saber que as marcas criaram um novo conceito de bicicletas chamado Downcountry, ou seja, bikes que estão a meio caminho entre o XC e o Trail. Aliás, publicámos um comparativo na edição de Abril/Maio da revista BIKE precisamente com bicicletas desta categoria.
Este tipo de bicicletas está cada vez mais presente nas gamas das marcas e as lojas estão a ter boa aceitação, apesar de o mercado português tendencialmente procurar modelos de competição ou similares.
A Schwalbe apercebeu-se desta nova categoria e acrescentou um pneu à sua gama, o Wicked Will.

Trata-se de um novo modelo que podemos enquadrar entre o Nobby Nic e o Racing Ralph, não sendo tão agressivo como o primeiro, nem tão rolador como o segundo, mas é mais leve do que o primeiro e mais capaz do que o segundo.

O seu design combina uma banda central com perfil mais baixo que um pneu tradicional de Trail, com linhas nos tacos para favorecer o rolamento, alinhando os tacos, os espaços livres e as laterais para melhorar a tração. Nas laterais o design é mais agressivo, para assegurar que temos sempre controlo nas curvas, mesmo nas linhas mais exigentes.
Além disso, a Schwalbe desenhou este pneu a pensar nas diferentes combinações possíveis com outros pneus da gama para diferentes usos: combinando, por exemplo, com um Racing Ralph na roda traseira se formos fazer um uso mais XC, ou usando o Wicked Will atrás e um Nobby Nic ou Magic Mary à frente se optarmos por um uso mais Trail.

Este pneu está disponível em 2.4", em três construções de carcaça distintas, com composto Addix Speedgrip: Super Race para alta velocidade e baixo peso, Super Ground para uma combinação ideal de peso e proteção contra furos, e Super Trail para grande estabilidade lateral e forte proteção contra furos.

Para cada uma destas versões, a Schwalbe escolheu um especialista: Emily Batty, Scottie Laughland e Amouty Pierron protagonizam este divertido vídeo conduzido por Rob Warner.
Nós já tivemos a oportunidade de o experimentar durante a apresentação da nova Scott Spark 2022, na dura (e lamacenta) pista de XCO de Leogang, na Áustria, palco habitual da Taça do Mundo. As sensações a bordo deste pneu são muito boas, mas vamos testá-lo mais a fundo nos nossos trilhos favoritos e em breve publicaremos as nossas conclusões.

O novo Wicked Will pertence à gama 2022 da Schwalbe e estará disponível por 62,90 euros nas lojas a partir da Primavera do próximo ano.