Abandonar de vez a utilização dos desviadores dianteiros é uma ideia que sempre esteve presente na indústria. No BTT, a maior parte das novas bicicletas já não possuem este componente, mas no gravel, metade das bicicletas trazem uma pedaleira dupla - logo exigem a utilização de um desviador - e na estrada, embora a SRAM e a Rotor tenham tentado impor os seus sistemas monoprato, ainda têm um longo caminho a percorrer.
E é precisamente aqui que o conceito da Classified encaixa, através da sua tecnologia Powershift. Na prática, o Powershift é uma solução que reune as virtudes dos dois conceitos, aliando as vantagens da pedaleira dupla com as do monoprato em termos de ausência do desviador e a ausência de cruzamento da corrente com desmultiplicações "proibidas" ou saltos de corrente quando abusamos da mesma. Além disso, ao ter somente uma linha de corrente, os construtores de quadros ficam com mais margem para progredir.
Esta tecnologia conta com o apoio de vários ciclistas e ex-ciclistas bem conhecidos de todos, como Anna Van der Breggen, André Greipel, Tom Boonen ou Marcel Kittel, que apadrinharam este projeto devido ao seu potencial.
A ideia da Classified é ter um sistema semelhante ao do prato duplo, mas num sistema muito mais compacto que está nas entranhas do cubo traseiro específico, de modo a que, quando engrenamos uma mudança, estamos a modificar a relação de rotação do cepo face ao chassis da roda traseira.
Esta tecnologia sem fios é na verdade um sistema de duas velocidades que está alojado no cubo traseiro e que permite mudar de velocidade rapidamente, sob pressão e em qualquer tipo de terreno.
Para tal é necessário instalar um pequeno botão sem fios no guiador da bicicleta que pode ser alimentado através de uma bateria ou usar a bateria do Di2 ou AXS, ativando o sistema traseiro automaticamente. Atrás, o eixo passante inteligente recebe o sinal deste botão e ativa o cubo fazendo com que a passagem de mudança seja sempre sem fios. O cubo ao receber o sinal alterna entre duas relações de mudanças, o que na prática é semelhante ao efeito que ocorre quando clicamos no desviador dianteiro.
Isto torna a passagem de mudanças mais rápida, mesmo com 1.000 watts de carga, mantém as 24 velocidades, minimiza o cruzamento da corrente e o consequente desgaste e o peso é semelhante ao de um sistema eletrónico. Além disso, como o sistema é selado, resiste a todas as condições climatéricas, sendo, segundo a marca, mais eficiente do que os sistemas 1x e 2x.
VERSÕES À VENDA
Podes montar este sistema nas tuas próprias rodas, noutras rodas de marcas parceiras ou escolher umas rodas Classified topo de gama. Existem cassetes de 11 e 12 velocidades que vão do 11-27 ao 11-40. Os cubos são compatíveis com todos os quadros com fixação de disco flatmount com standard de 142 mm e, pela primeira vez desde o seu lançamento, a marca também vende o cubo em separado.
Poderás saber mais detalhes em www.classified-cycling.cc.