Conselhos de compra

TESTE: vestuário Castelli Aero RC

A Castelli dispensa apresentações enquanto marca de equipamentos de ciclismo. Fundada em 1876, foi pioneira no uso de tecidos sintéticos e licra em roupa de ciclismo, sendo também a criadora dos primeiros calções com carneira sintética nos anos 80. Em constante evolução e com a aerodinâmica na ordem do dia, não é de estranhar a existência deste conjunto formado pelos calções Free Aero RC S e pelo jersey Aero RC 8S.

Alexandre Silva

3 minutos

Testámos o vestuário Castelli Aero RC

No nome destas duas peças de vestuário já temos algumas pistas: são aerodinâmicas e o RC vem de Rosso Corsa, a designação que ostenta o melhor que a marca oferece em termos de eficiência, conforto e inovação.

JERSEY AERO RC 8S

O jersey é uma peça de arte, dá gosto olhar. Com vários painéis distintos de tecido, excelentes acabamentos, um design bonito e simples, sem extravagâncias, e disponível em branco, azul escuro, castanho ou preto, e do tamanho XS ao 3XL. E já que falamos de tamanhos, ou não fosse esta uma típica marca italiana, e ainda para mais um modelo aero, podem esperar um fit super justo. Serão tamanhos mais pequenos e justos que noutras marcas, portanto tenham atenção a isso no momento da compra. Eu normalmente uso L e tenho alguma “folga” para “respirar” e com este L da Castelli fico com a sensação que fui embalado a vácuo. Mas isso não significa aperto ou desconforto. É que os tecidos são tão leves e elásticos que se adaptam a cada curva sem incomodar. Isto é o verdadeiro “aero”! 

 

Voltando aos painéis, o destaque principal vai para as mangas, cuja parte dianteira que vai do cotovelo até à gola foi desenhada através de várias simulações em computador para reduzir o atrito (drag) aerodinâmico em cerca de 6%, segundo testes da marca. O interior das mangas é em rede elástica e muito respirável, pois é uma zona que normalmente é menos ventilada.

 

O restante jersey conta com tecido muito leve e respirável e com reforços estruturais em zonas chave, como junto à gola (ampla e rebaixada) e no fecho para garantir que o jersey assente bem no corpo e não se deforme com o uso. O fecho tem uma argola de bom tamanho que facilita a sua operação, mesmo com luvas.

 

Atrás temos 3 bolsos, bastante justos e bem posicionados. Para quem tenha pouca flexibilidade nos braços poderá achar que os bolsos estão colocados muito acima e exigem alguma ginástica. Durante o tempo em que testámos, e após sucessivas lavagens (à mão) não se observa qualquer deformação dos tecidos ou “alargamento” dos bolsos, e acreditem que cheguei a carregar imensa tralha neles, incluindo um drone. 

Como se vê, o tecido é bastante justo. Esta cor é uma das quatro disponíveis

 

VÊ AQUI O VÍDEO:

 

 

CALÇÕES FREE AERO RC S

Quanto aos calções, não sendo visualmente tão cativantes como o jersey, não deixam de ser também algo para admirar. E não só com os olhos mas também com a pele. Apesar de o tecido ser robusto e de certa forma espesso, o que faz até alguma compressão muscular, é de um toque na pele extremamente macio. Este tecido, de nome Forza 2, oferece um índice de proteção solar fator 50 e segundo a marca reduz o drag aerodinâmico em 3%. 

 

Tal como o jersey, assentam muito bem em praticamente todo o lado. Apenas um ligeiro reparo junto aos joelhos; como os calções são compridos e chegam perto da rótula, podiam ser um pouco mais apertados no final. Ciclistas mais magros irão notar ainda mais. Mas pode também ser algo desta unidade; nada como experimentar.

 

As alças são sólidas mas sem pressão ou incómodo e nas costas temos um triângulo em rede para ajudar a respiração. Além disso, possui um pequeno bolso capaz de albergar 2 ou 3 géis, uma carteira ou um telemóvel pequeno. A cor testada, um castanho vivo, é muito original e de encontro às últimas tendências. No entanto, temos ainda o tradicional preto, azul escuro e branco. Pesam apenas 183g e estão igualmente disponíveis do XS ao 3XL.

 

Em andamento, é caso para dizer que a qualidade sente-se. Nunca sentimos desconforto causado pelo tecido, alças ou almofadado. Tudo foi concebido para o maior conforto. O almofadado Projecto X2 Air não é dos mais espessos ou firmes, mas é suave e bem arejado. No início pensávamos que não seria adequado para longas tiradas, mas a verdade é que em estrada, calçada e até em gravel portaram-se sempre à altura do exigido. Mesmo em dias de muito calor e em plena serra algarvia, ou por montes e vales altentejanos, nunca sentimos aquele “cozer” das partes íntimas, causadas pela temperatura, nem nunca tivemos qualquer tipo de irritação da pele nestas condições extremas. 

Em suma, é caso para dizer que a qualidade paga-se, mas sente-se e faz muita diferença! 

O MELHOR:
  • Jersey leve, muito anatómico e confortável, respirável e com bolsos robustos.
  • Calções com tecido robusto, que promete durar, muito macio e com um almofadado confortável até em dias escaldantes.

 

ASPETOS A MELHORAR:
  • Tirando o preço, que não está ao alcance de todos, não há nada a apontar

 

FICHA TÉCNICA

Importador: CDC Sport - bestcyclingbrands.com 

Relacionados