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Testámos os pneus Chaoyang Persuader Dry

Apesar de ser pouco conhecida em Portugal, a Chaoyang é uma marca com um longo historial na produção de pneus e câmaras de ar. São quase 70 anos de atividade e atualmente é líder na produção de pneus na China. 

Alexandre Silva / Fotos: Carlos Pinto

Testámos os pneus Chaoyang Persuader Dry
Testámos os pneus Chaoyang Persuader Dry

Aos poucos, a Chaoyang está a ficar conhecida em todo o mundo. Recentemente o modelo Phantom esteve em evidência, dado que foi o pneu escolhido por David Valero nos Mundiais de XCM, prova na qual subiu ao pódio.

A gama Persuader destina-se a um uso mais agressivo, em All Mountain e Enduro e até mesmo em DH desde que não muito agressivo ou nas mãos de riders experientes em condições menos extremas, porque a verdade é que o composto usado nestes Persuader não é tão forte como o usado nos de DH.

pneu 2
 

Existem três versões deste pneu em termos de desenho: o Dry para terreno seco que aqui testamos, o Wet para a lama e o Speed, com tacos mais pequenos, para menor resistência ao rolamento, indicado para quem quer arriscar um pouco em termos de tração para ganhar em velocidade, podendo ser um bom compromisso para usar atrás.

Existem várias versões, com diferentes tecnologias, e tanto em 29’’ como 27.5’’ e em 2.4 ou 2.6. No entanto convém consultar o importador para averiguar a disponibilidade. 

pneu
 

Segundo a marca, esta versão pesa 1055g, no entanto, um dos pneus que testámos pesa 1052 e o outro 1099g, podendo ter havido alguma ligeira falha na tolerância de fabrico. Esta versão é a que contém mais tecnologias e que vamos analisar de seguida.

Para já, é tubeless ready e a montagem foi fácil, mais fácil em aros de 35 mm internos e deu um pouco mais trabalho a vedar em 30 mm interno. A nível de proteção conta com o S+PS, shark skin + protection side wall. Shark Skin + é uma tela especial em nylon reforçado que garante resistência à perfuração e aos cortes na banda central. E como o nome indica, a protecção Side Wall é uma tela que se estende também aos flancos.

Em conjunto, estas duas tecnologias protegem todo o perfil do pneu. Em termos de composto, esta versão usa o 3C-AM que, como o nome indica, conta com 3 compostos diferentes destinados a um uso All Mountain. Existe um composto na base de toda a zona central da banda e nos tacos laterais temos um composto muito suave, enquanto nos tacos centrais temos um composto médio. O objetivo é que o pneu role sem grande atrito, mas possa garantir excelente tração e aderência em curva. 

O seu comportamento é previsível, com muita facilidade em inclinar sem sentir resistência. E é difícil encontrar os limites da aderência em curva pois os tacos laterais são bastante generosos. A aderência em travagem também está assegurada pelo piso e saliência dos tacos. A contrapartida normalmente de uma boa aderência é o atrito ao rolar. E é óbvio que estes não são pneus para super rápidos (para isso existem os Persuader Speed), mas, mesmo assim, rolam com relativa facilidade.

Durante o teste não tivemos furos e não perdemos nenhum taco. A borracha ainda que suave não é daquela que começa a saltar aos bocados após meia dúzia de descidas valentes. O único aspeto que poderia ser melhorado é a rigidez lateral. Mas se formos justos, este é um pneu de enduro, não de DH, por isso não é nem tem de ser um tanque de guerra que pode rolar quase vazio!

Eu peso 85 kg e rolei entre os 17 e os 20 PSI, sendo que abaixo disso há grande risco de bater com os aros nas raizes e pedras e acima dos 19-20 PSI já não faz sentido a não ser que o piso seja liso. Em suma, é um pneu totalmente competente, com um bom preço e desempenho, e que pode ser uma boa alternativa a pneus como o Big Betty ou o Dissector.

FICHA TÉCNICA           

 

Aspetos positivos: Aderência em várias situações, preço competitivo

Aspetos a melhorar: Nada a assinalar 

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