comitium

TESTE: Specialized S-Works Aethos 2

A Specialized atualizou a ultra ligeira Aethos com pormenores de última geração, sem deixar de parte um design, peso e comportamento únicos e, ao mesmo tempo, especiais. Já a testámos e poderás ler o artigo em exclusivo aqui.

José Luis Arce

Já testámos a nova Specialized S Works Aethos 2
Já testámos a nova Specialized S Works Aethos 2

Há quatro anos, a Specialized surpreendeu tudo e todos ao apresentar o quadro de estrada com travões de disco mais leve do mundo produzido em série (pesava apenas 585 gramas). Agora, a Aethos foi renovada e modernizada, passando a ter ponteira universal, cablagem interna e mais espaço para os pneus. Pesa 595 gramas (no tamanho 56) na versão S-Works Ready to Paint e é fabricado em carbono Fact 12r.

SW Aethos 2 Frame   1

 

Tivemos a oportunidade de testar este modelo em Itália, precisamente nas estradas onde decorre o Giro de Lombardia, passando pelo descomunal muro de Sormano. E tivemos a agradável companhia de Fabio Aru, vencedor da Volta a Espanha em 2015, atual embaixador da marca.

A S-Works Aethos 2 AXS pesa 5,98 kg

A Specialized Aethos 2 é o tipo de bicicleta que aproveita cada watt que aplicamos nos pedais. Vem montada com os novos componentes Roval Alpinist, os mais leves da marca californiana, e a nova coleção da Aethos tem pesos realmente impressionantes abaixo dos 6 kg! O design é baseado na versão original e continua a ser o quadro de estrada com travões de disco produzido em série mais leve do mundo. Graças à compilação de milhares de dados da plataforma Body Geometry e a mais de 100.000 estudos biomecânicos, a geometria foi subtilmente modificada, para conseguir uma posição e um comportamento mais amigáveis, sem perder o carácter desportivo.

SWAethosAXS   1

Estruturalmente, a cablagem passa a estar integrada no quadro, através da testa da direção, algo que não existia na versão anterior. Também inclui uma ponteira traseira universal, compatível com desviadores SRAM XPLR de 13 velocidades, que possibilita realizar montagens monoprato. Também tem mais espaço para os pneus, o que significa que agora é possível instalar pneus de até 35 mm, com o incremento em termos de absorção e aderência, o que na prática implica mais conforto e segurança. 

 

 

FLOW STATE DESIGN

Para incorporar estas melhorias, que aumentaram ligeiramente o peso e para aperfeiçoar as sensações do quadro, a Specialized recorreu a um processo denominado Flow State Design. Trata-se de uma metodologia que já tinha sido aplicada na Tarmac SL8 e na Crux, onde a perspicácia humana se combina com a inteligência artificial. Ou seja, são analizados dados informáticos bem como as sensações do ciclista, para conseguir um comportamento ideal. Graças aos conhecimentos adquiridos e colocados em prática na atual Tarmac SL8, foi usada a mesma configuração de carbono na Aethos, e o resultado foi a confirmação de que era possível retirar material estrutural, tornando-a mais leve.

Assim, os engenheiros da marca reduziram 34g ao peso do quadro, melhorando o seu comportamento. Ao reduzir a espessura e a concentração de carbono em alguns pontos, eliminaram-se alguns pontos de stress do quadro. E graças ao conceito Rider First Engineered da Specialized, este design é replicado em cada tamanho, para que todos respondam da mesma forma. 

DSC02679

Os 44g extra da ponteira UDH, cablagem interna e tubo frontal mais alto, ficam assim compensados pelo Flow State Design, havendo somente 10g de diferença entre a primeira Aethos e esta segunda geração. 

Para ajustar ainda mais o peso, a Specialized também analisou os componentes e o material adicional para aumentar o espaço para os pneus, com 4 mm de margem de segurança. Os copos do pedaleiro são 6g mais leves - agora são de rosca -. A fixação da pinça de travão dianteira é 2g mais leve, a ponteira rebaixada também é 2g mais leve e 9g correspondem à redução de peso no aperto do espigão de selim. 19 gramas no total!

SWAethosAXS   1 (1)

 

É tão leve que nos leva a pensar que é frágil. No entanto, a Aethos 2 supera os standards de resistência estabelecidos pela indústria e não mostra debilidades quando são aplicados 2.377 watts a 100 pedaladas por minuto mais de 100.000 vezes. 

GEOMETRIA

A geometría foi revista, para subir e descer melhor. O stack cresceu 15 mm em quase todos os tamanhos (8 mm no 49 e 11 mm no 52), para podermos manter as costas mais direitas sem ter de colocar espaçadores debaixo do avanço. O ângulo de direção está meio grau mais lançado, para mais controlo e o pedaleiro está mais baixo 3 mm, o que facilita a nossa vida a curvar. Tudo isto, mais a possibilidade de montar pneus mais volumosos, transmite mais confiança, com um comportamento, manobrabilidade e sensações mais nobres do que uma Tarmac, mas sem perder aquela característica de uma bicicleta que responde de imediato a cada watt aplicado, por exemplo em acelerações ou mudanças de ritmo.

Aethos 2 Geo

COMPORTAMENTO

Situada entre a Roubaix e a Tarmac SL 8 (embora mais próxima desta), a nova Specialized Aethos 2 não foi criada para ciclistas profissionais, sendo uma das principais razões de pesar menos de 6,8 kg - em competição é proibido um valor abaixo -. Também não é o tipo de bicicleta para aqueles que preferem um perfil mais aerodinâmico.

A Specialized Aethos 2 é mais suave do que a Tarmac

 

Catalogá-la de bicicleta para granfondos ou endurance também nos parece algo redutor, dado que se trata de uma bicicleta desportiva, com uma geometria que pouco difere de uma Tarmac SL8. A Aethos 2 é bastante parecida a uma bicicleta de competição, mas não está puramente focada nesse aspeto.

Permite percorrer longas distâncias com conforto e velocidade e nas subidas tem poucas rivais. Trata-se de uma trepadora pura, sóbria, elegante e moderna, que assume a leveza com distinção e conjuga conforto e controlo ao puro rendimento. E embora não tenha um perfil aerodinâmico, esse pormenor pode ser mitigado com rodas de perfil mais alto. 

DSC03184

GAMA

A Specialized tem no seu catálogo dois quadros Aethos 2, o S-Works (595g) em carbono Fact 12r e o Pro (705g) em carbono Fact 10r. Há cinco montagens equipadas com SRAM ou Shimano, com pesos que vão dos 5,98 kg aos 7,12 kg.

Clica aqui para mais detalhes como o preço, cores, versões e montagens.

Arquivado em:

Acabou de chegar ao mercado a nova Specialized Aethos 2

Relacionado

Acabou de chegar ao mercado a nova Specialized Aethos 2

Specialized apresenta as novas rodas Roval Alpinist CLX III e o cockpit Roval Alpinist II

Relacionado

Specialized apresenta as novas rodas Roval Alpinist CLX III e o cockpit Roval Alpinist II

Testámos os pneus Hutchinson Blackbird Race 700x28

Relacionado

TESTE: pneus Hutchinson Blackbird Race 700x28

Testámos a bolsa Zefal Z Adventure

Relacionado

TESTE: bolsa Zefal Z Adventure

Testámos a suspensão FOX 32 Step Cast Gold e o comando remoto Twin Stick

Relacionado

TESTE: suspensão FOX 32 Step Cast Gold e comando remoto Twin Stick

Testámos os pneus Schwalbe Racing Ray e Racing Ralph Evo Super Ground

Relacionado

TESTE: Pneus Schwalbe Racing Ray e Racing Ralph Evo Super Ground

Testámos o vestuário Assos Equipe R S11

Relacionado

TESTE: vestuário Assos Equipe R S11