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TESTE GPS IGPSPORT IGS630

O GPS IGS630 é dos que possui melhor relação qualidade/preço do mercado e possui funcionalidades normalmente presentes em dispositivos que custam o dobro do preço.

Carlos Pinto

5 minutos

TESTE GPS IGPSPORT IGS630

É provável que ainda não conheças a marca IGPSPORT, mas a partir de agora certamente deixará de ser uma mera desconhecida. Trata-se de uma marca chinesa fundada em Wuhan no ano de 2012. Pertence ao grupo tecnológico Qiwu e no fundo a IGPSPORT significa "Innovation for Great Performance at Sports".

Se começaste a torcer o nariz a partir do momento que leste a palavra China, convém relembrar que a maioria dos produtos eletrónicos que compras são oriundos deste país. E embora seja uma marca recente, temos acompanhado a sua evolução ao longo dos tempos e caracteriza-se por oferecer produtos - sobretudo ciclocomputadores - de boa qualidade e com um preço justo.

Num mercado que tendencialmente é dominado pela Garmin, mas onde a Bryton, a Sigma e a Wahoo ganham relevância, a IGPSPORT pode rapidamente passar de uma mera desconhecida para ocupar rapidamente um lugar no top3 a curto prazo. Como esta marca começou a ser comercializada pela Sociedade Comercial do Vouga, empresa que distribui no nosso país marcas de relevo como a Shimano, PRO, Lazer, Hutchinson, Michelin, Elite, Peatys, entre outras, isto significa uma capacidade comercial e de stock que poucas empresas neste setor têm em Portugal. 

 

Aproveitámos esta chegada da marca ao mercado português para testar o novo GPS IGS630, um aparelho poderoso, polivalente, repleto de funcionalidades e com um preço perfeitamente justo. 

Uma das principais características que destacamos é a adoção de todos os sistemas de posicionamento de satélite (GPS, Beidou, Glonass, Galileo e QZSS). Deste modo, não há pontos mortos ou default do sistema de posicionamento e a máxima precisão geográfica fica assegurada.

O dispositivo tem um ecrã a cores LCD TFT de 2.8 polegadas em vidro laminado. A entrada de carregamento é de última geração, ou seja, a entrada USB do tipo C, o que não é muito comum. E como chamariz, é compatível com E-Bikes, transmissões eletrónicas e facilmente emparelhável com smartphones.

Também é compatível com rolos de treino e podemos introduzir planos de treino no dispositivo. A bateria - de 1300 miliamperes - tem uma duração de 35 horas, um bom valor. No catálogo da marca há outro ciclocomputador, o IGS320, cuja bateria chega às 72h, mas não tem ecrã a cores e possui menos funcionalidades, destinando-se a um público-alvo mais iniciante na modalidade.

 

A fixação do aparelho é totalmente compatível com o sistema dos suportes Garmin, por isso se já tens suportes da marca rival, podes mantê-los.

Tem um sensor de luz que é bastante funcional, adaptando a luminosidade do ecrã ao ambiente. No entanto o ecrã não é touchscreen, o que alguns utilizadores podem considerar um grande revés. No nosso caso, não consideramos este pormenor um handicap, pois os ecrãs touchscreen requerem uma limpeza frequente do suor e da gordura dos dedos, além de que no Inverno com luvas nem sempre funcionam como queremos. Em vez disso, este aparelho tem 6 botões bastante fáceis de manipular, tudo bastante funcional e intuitivo.

Para além de funções mais genéricas, possui funcionalidades que só costumamos ver em modelos muito mais caros. A configuração inicial é muito fácil de fazer, mas recomendamos vivamente descarregar a aplicação gratuita da marca (disponível na App Store e Google Play) para tirarmos o máximo partido do GPS. Nesta aplicação podemos gerir os menus do aparelho, configurar as funcionalidades, gerir a partilha dos dados, descarregar treinos, ver resumos dinâmicos dos nossos treinos, alterar as cores, etc. Ou seja, tudo o que fizermos na aplicação será replicado no GPS através de emparelhamento em segundos. 

 

Também podemos emparelhar radares, mudanças eletrónicas, potenciómetros, medidores de frequência cardíaca, sensores de cadência, etc, mesmo que sejam de marcas rivais ou de terceiros. Tudo muito prático e rápido.

O aparelho pesa 89 gramas, um bom valor e o volume traseiro é praticamente ocupado pela bateria sobredimensionada. É ligeiramente mais grosso do que os Garmin rivais e do que os Bryton devido a esta bateria, mas é compensado com uma maior capacidade da bateria

Quanto à navegação, já vem pré-instalado com mapas e podemos usá-lo em qualquer parte do mundo devido a esta multiplicidade de satélites. Além do mais, sempre que é necessário fazer uma correção de software ou bug, surge na aplicação um aviso, portanto basta descarregar para ter o aparelho sempre atualizado. E mesmo que não esteja com a última versão, continua a funcionar.

Em todo o caso, se tiveres dúvidas podes consultar o manual fornecido, o qual possui instruções em português, embora do Brasil. Convém também referir que de origem é fornecido um cabo de carregamento USB, suporte para guiador com borrachas, uma película de proteção do ecrã e fita para prender o GPS ao guiador

 

Voltando à navegação, esta é intuitiva e bastante semelhante à das marcas rivais, bastando seguir a linha indicada, mas salientamos que se a intenção é percorrer uma rota descarregada, temos de estar no exato local de início, dado que o dispositivo não indica o caminho até ao princípio da rota. O zoom funciona bastante bem e na prática é fácil navegar, embora em algumas situações, como curvas e contracurvas ou rotundas o GPS tenha alguma dificuldade em orientar a direção rapidamente. Tirando isso, nunca tivemos problemas. 

O IGS630 tem uma espécie de Live Track que permite que outras pessoas saibam a nossa localização, mas gostaríamos que tivesse um sistema de alerta em caso de acidente, como o que a Garmin possui. Também há expressões que não fazem sentido no menu, como Tempo, quando na verdade apresenta a Hora do Dia. 

As opções dentro de cada menu são inúmeras, podemos personalizar ao nosso gosto cada campo e de certa forma tem mais funcionalidades do que aquelas que usamos no dia a dia, mas mais vale tê-las do que precisar delas um dia e não as possuirmos. Também tem a possibilidade de descarregar a atividade automaticamente para o Strava, o que é sempre útil. 

 

No cômputo geral, gostámos deste aparelho e não temos dúvidas de que é um dos que possui melhor relação qualidade/preço do mercado. Custa 219,90€ e a sua facilidade de utilização, ecrã a cores, múltiplas funcionalidades e capacidade de personalização são os principais atributos.

Como pontos negativos destacamos algumas falhas na navegação e a ausência de envio de mensagem urgente para os nossos contatos pré-definidos. 

ACESSÓRIOS À PARTE

Apesar de a marca aceitar o emparelhamento com potenciómetros ou outros sensores, a própria marca comercializa suportes, sensores e uma capa de silicone.

 
  • Capa de silicone BH630 (14,90€): esta capa está disponível em três cores diferentes, é maleável e fácil de encaixar no dispositivo. 
  • Suporte frontal M80 (14,90€): este suporte só é compatível com guiadores ou cockpits que não sejam aerodinâmicos e com 31,8 mm. É possível comprar acessórios à parte da IGPSPORT que permitem acoplar a este suporte uma Gopro ou luz frontal. Inclui de oferta uma chave sextavada para aperto do parafuso de fixação ao guiador. 
  • Sensor de velocidade SPD70 (29,90€): sensor sem fios impermeável que utiliza a tecnologia ANT+. Inclui manual de instruções, suporte para o cubo e pilha. O emparelhamento é muito fácil. 
  • Sensor de cadência CAD70 (29,90€): sensor impermeável sem fios que utiliza a tecnologia ANT+. Inclui manual de instruções, borrachas para fixação ao cranque e pilha. O emparelhamento é muito fácil.
  • Sensor de frequência cardíaca HR40 (39,90€): inclui a fita, o sensor, manual de instruções e pilha. A fita pode ser lavada à parte, dado que o sensor é extraível. 

Poderás saber mais detalhes em www.igpsport.com/pt e solicitar informações adicionais em https://www.scvouga.pt/.

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