A Canyon Lux World Cup AXS 2025 é uma autêntica bicicleta digna de competir na Taça do Mundo, como comprovam os resultados desportivos. Trata-se da bicicleta usada pela atual Campeã da Europa e do Mundo, a neerlandesa Puck Pieterse, e também pela mais recente contratação da equipa, Jenny Rissveds, que tem no seu palmarés duas medalhas olímpicas. Para além disso, foi com esta bicicleta que o neozelandês Sam Gaze se sagrou Campeão do Mundo de Short Track e de XCM, e também é com esta bicicleta que o atual campeão do mundo de ciclocrosse e ex-campeão do mundo de estrada treina. Falamos, obviamente, de Mathieu van der Poel, atleta neerlandês que pretende sagrar-se campeão do mundo de XCO.
Esta bicicleta foi remodelada em 2022 e nesta nova geração de 2025, o quadro mantém basicamente as mesmas características, mas o curso da suspensão passou de 100 para 110 mm, o sistema de amortecimento passa a ter três posições em vez de duas, o espigão de selim telescópico passa a vir de série em todos os modelos CFR e CF9, e há novas cores, como esta, idêntica à da equipa oficial Canyon Cllctv.
A World Cup AXS é a topo de gama e vem equipada com um quadro que pesa 1.535g no tamanho M, sem amortecedor e com 100 mm de curso traseiro. Com o amortecedor RockShox SIDLuxe Ultimate pesa 1.782g.
A versão CF pesa mais 390g - ou seja, 1.925g sem amortecedor - e a principal diferença é o tipo de carbono. Ambas superam os testes de resistência aplicados a modelos com mais curso e destinados a vertentes mais agressivas, como o Enduro.
Esta resistência e rigidez é notória em andamento, mostrando ser sólida e firme tanto ao neutralizar torsões como em termos de comportamento do seu amortecedor traseiro, sendo muito eficaz quando pedalamos. No entanto, não é muito sensível e absorvente, mas sim rápida, dinâmica, ágil e leve.
Nesta montagem com grupo completo SRAM XX SL, incluindo um medidor de potência, comando sem fios Pod Rocker, travões SRAM Level Ultimate Stealth de dois pistões, suspensão RockShox SID SL Ultimate, amortecedor RockShox SIDLuxe Ultimate (247g), rodas DT Swiss XRC 1200 com 30 mm de diâmetro interno, pneus Schwalbe Racing Ralph e Racing Ray 2.35", eixos passantes com manivela, espigão telescópico Fox Transfer SL Performance Elite de 100 mm, selim Ergon SR10 Pro Carbon e cockpit integrado Canyon CP0036, o peso não ultrapassa 10,43 kg no tamanho M, um valor sem pedais, mas com bastante líquido selante. E ainda é possível baixar mais o peso desta bicicleta, substituindo, por exemplo, o selim, os eixos passantes, os pneus, discos, etc.
Graças à sua leveza, à cinemática do sistema de amortecimento traseiro e à sua geometria - que podemos considerar, tendo em conta os padrões atuais, algo conservadora -, a Lux World Cup é uma fantástica trepadora, se é que podemos apelidar este nome a uma bicicleta. A sua geometria mais tradicional e compacta, menos lançada do que em outras bicicletas mais recentes, proporciona agilidade, sendo reativa e nervosa. Além disso, o seu sloping permite-nos adotar a posição que quisermos, permitindo enfrentar descidas muito técnicas.
O aumento do curso na suspensão, para além de lhe proporcionar mais capacidade de absorção, modifica subtilmente a sua geometria e comportamento original, melhorando o desempenho em descidas, com um ângulo de direção ligeiramente mais aberto, um pedaleiro e uma direção subtilmente mais elevados e um reach um pouco mais curto.
O comando remoto RockShox Twistlock Ultimate integrado no punho esquerdo permite controlar simultaneamente a suspensão dianteira e o amortecedor traseiro, graças às três posições de funcionamento: aberto, médio e fechado.
Este comando combina bem com o manípulo de controlo do espigão telescópico, no entanto, não é totalmente funcional dado que é difícil usá-lo quando estamos a pedalar em pé ou numa descida, dado que é necessário rodar o punho de modo forçado e pouco natural. Além disso, a borracha em que é fabricado não adere o suficiente se tivermos as mãos molhadas ou suadas, por isso recomendamos substituir por um comando com alavancas, o que também ajudaria a ordenar e esconder melhor as mangueiras que estão expostas à frente do guiador, embora estas já estejam bem integradas através de uma nova tampa na direção, sendo conduzidas até ao amortecedor. Por falar nisso, temos de destacar o novo guiador Canyon CP0036 que psa 272g, segundo a marca, e cujo design possui vários parafusos ocultos por tampas de borracha e com uma superfície central aderente para apoiar as mãos se quisermos rolar com as mãos na parte central em algum percurso frorestal rápido ou eventualmente em asfalto.
O bloqueio das suspensões é forte e percetível, portanto só o usámos em pisos muito compactos ou quando nos levantávamos do selim. O amortecedor traseiro da Lux World Cup poderia prescindir da posição intermédia, porque no modo aberto praticamente não interfere na pedalada, mesmo quando pedalamos em pé. Em todo o caso, é uma funcionalidade bem-vinda.
Quanto à suspensão dianteira, a história é outra. O ponto de compressão central não tem resistência suficiente para impedir que o afundamento seja muito atenuado quando pedalamos em pé, o que por vezes é enervante, por isso optámos por bloquear nessas situações.
A gama Canyon Lux World Cup é composta por quatro modelos novos, desenvolvidos para rolar rápido, com uma cinemática que dá prioridade à pedalada em vez da absorção, permitindo usar o sistema aberto na maioria das situações e bloqueado quando o terreno for muito uniforme.
É sem dúvida uma bicicleta que tem tudo para ser uma das mais vendidas no segmento de competição, não só pelo preço e montagem, mas também pelo peso.
Em Portugal custa 8.049 euros, e só a poderás comprar online em www.canyon.com.