Conselhos de compra

Testámos uma das ebikes com mais autonomia do mercado: R&M Superdelite 5 Rohloff

A Riese & Muller Superdelite 5 Rohlof tem duas baterias (1.200 Wh), suspensão e amortecedor da Fox, sistema de travagem ABS, chip de segurança com alarme e bloqueio, pneus reforçados e praticamente indestrutíveis, espigão telescópico, sistema de iluminação de última geração e o quadro é fabricado em Portugal com alumínio reciclado. É claramente a melhor ebike citadina que já testámos.

Carlos Pinto. Fotos e vídeo: Pedro Lopes

7 minutos

Testámos uma das ebikes com mais autonomia do mercado, a R&M Superdelite 5 Rohloff

Não há dúvidas: todas as marcas estão a investir muito dinheiro no desenvolvimento de bicicletas elétricas. É o mercado que mais está a crescer e no caso do segmento urbano, é apontado como um setor estratégico para a indústria das bicicletas.

Há modelos para todos os gostos, mas no panorama das bicicletas polivalentes, preparadas para a "selva urbana" e com foco na qualidade de construção, a Riese & Muller é claramente a marca que se destaca em todo o mercado mundial.

 

Esta marca alemã pode não ter uma gama muito vasta, mas consegue abranger as principais preferências dos consumidores europeus. Nos últimos 20 anos testámos centenas de bicicletas e esta Superdelite 5 Rohloff responde claramente às exigências daqueles que querem migrar de uma deslocação tradicional (automóvel ou transportes públicos) para um meio ambientalmente eficiente. 

VÊ AQUI O VÍDEO

 

É o tipo de bicicleta que elimina os anseios dos mais renitentes. Porquê? Porque tem uma autonomia gigante, um motor potente, uma manutenção reduzida (não tem corrente, nem transmissão tradicional, além de que o amortecedor está protegido de sujidade), possui vários sistemas de segurança e anti-roubo, é fácil de conduzir, é intuitiva e permite transportar carga.

 

DETALHES QUE FAZEM A DIFERENÇA

A Riese & Muller sabe o que faz e nota-se claramente que quem desenvolve estas bicicletas anda realmente no meio urbano. Apesar de não ser uma bicicleta leve, é muito ágil, sem atrito ou barulhos parasitas, e embala facilmente. Isso deve-se a materiais robustos, componentes de muito boa qualidade e a uma montagem com tolerâncias muito controladas.

 

O quadro é fabricado em Portugal e possui uma elevada percentagem de alumínio reciclado. Tem um design próprio, que aloja duas baterias, uma debaixo do tubo horizontal e outra no interior do tubo diagonal, que conjugam 1.200 Wh, sendo atualmente uma das maiores autonomias do mercado! Deste modo, é possível percorrer 170 km no modo ECO. O sistema faz uma gestão criteriosa da utilização de energia, fazendo com que tenhamos de carregar as baterias menos vezes, prolongando a sua vida útil. Além disso, se optarmos por carregar diretamente na bicicleta, o sistema carrega as duas ao mesmo tempo. 

 

Este quadro de suspensão total pode ser usado em deslocações urbanas - ciclovias ou ciclopistas em terra compacta - , no entanto entanto também usámos em estradões e corta-fogos, mostrando a sua polivalência, graças a pneus robustos - tipo BTT - que proporcionam tração e aderência.

Com uma autonomia que pode ultrapassar 170 km, esta Riese & Muller é a bicicleta ideal para as deslocações do dia a dia, independentemente do tipo de terreno. Não há buraco, sarjeta, passeio ou pedra que meta medo a este robusta e-bike. 

Como vem equipada com uma suspensão dianteira Fox AWL 34 Boost de 120 mm de curso e um amortecedor Float Rhythm da mesma marca, mas com 110 mm, o conforto está assegurado em qualquer situação. Não há lomba, sarjeta ou buraco que afete o andamento desta Superdelite e isso é uma excelente notícia porque aumenta a confiança e a segurança. O amortecedor está tapado lateralmente e pela parte inferior para evitar que fique sujo com detritos. Assim, temos de limpar menos vezes e asseguramos uma vida mais longa deste componente. 

 

O motor é o conhecido Bosch Performance Line CX que chega a 100 Nm. Trata-se de um motor fiável, potente e que nesta nova geração passou a ter uma potência de 750 Watts. Além disso, a assistência chega a 400%, um valor até agora reservado somente ao motor mais potente da Bosch, o Performance Line CX Race. 

 

Possui quatro modos principais, o Eco, Auto, Sport e Turbo, mais um modo Walk Assist. Obviamente, cada modo desde o Eco até ao Turbo oferece uma assistência distinta, com incrementos graduais.Tudo muito natural, sem arranques bruscos ou coices. 

 

Aliás, para nós é dos melhores motores do mercado e pode ser configurado ao nosso gosto pessoal na aplicação da Bosch.

TECNOLOGIAS DE PONTA

A Riese & Muller não segue o que as outras marcas fazem, ela lidera. É uma marca muito focada na qualidade dos serviços e patenteia as suas próprias tecnologias. Um dos exemplos é o Control Technology. Isto significa que o braço oscilante, a suspensão dianteira e o rack traseiro com sistema de amortecimento trabalham em paralelo para assegurar que todas as vibrações são absorvidas, o que numa bicicleta pesada - como esta, que ultrapassa 30 kg - e que pode transportar carga, isso se traduz em segurança, conforto e controlo.

 

Adicionalmente, esta Riese & Muller inclui um chip instalado no interior do quadro que, após emparelhamento com a aplicação da marca, permite saber em tempo real onde está a bicicleta (caso seja roubada), ativar o alarme, agendar manutenções nas lojas oficiais e ter acesso a vários dados das nossas deslocações. 

Há mais dois detalhes que adorámos. Para além das luzes terem uma potência apreciável e uma iluminação ativa, a traseira tem um sensor, portanto sempre que travamos, emite uma luz vermelha mais forte para alertar todos os que se deslocam atrás de nós.

 

A cereja no topo do bolo está na luz dianteira: o botão de controlo - situado no guiador - possui um modo Boost que duplica a área de iluminação. É como se ligássemos os máximos num automóvel. É particularmente útil em zonas com pouca ou nenhuma iluminação.

 

Está equipada com tudo o que precisas para as tuas deslocações. Tudo é fiável, sem marcas de origem duvidosa e todas as tecnologias adotadas são funcionais. 

A travagem foi confiada à Magura, uma das principais marcas do mercado, e inclui a nova tecnologia Bosch ABS que usa energia da bateria da bicicleta para, de forma independente e usando algoritmos que calculam a necessidade de travagem, evitam que as rodas bloqueiem e nos coloquem em perigo sempre que travamos a fundo. Isto evitará acidentes e escorregadelas. 

 
 

Também traz um espigão telescópico que é ajustável através de um comando remoto. É útil quando nos queremos montar/desmontar da bicicleta e não queremos levantar muito a perna ou quando estamos numa zona muito inclinada ou técnica. 

COMO SE COMPORTA?

Este motor presente na Superdelight tem funcionalidades que fazem toda a diferença. Por exemplo, se pararmos numa subida, quando retomarmos a marcha o sistema trava a bicicleta e dá uma ajuda, aliviando o peso. Além disso, sempre que paramos, e graças à comunicação entre o sistema Bosch e a transmissão, que neste caso está alojada dentro do cubo traseiro, da Rohloff, o algoritmo reduz automaticamente as mudanças, colocando uma mais leve. Por isso, ao retomarmos o andamento já não temos de andar à procura da mudança ideal. 

 

O sistema Rohloff possui 14 velocidades e podemos monitorizar tudo através do display Bosch a cores presente no guiador. A passagem das mudanças é gradual, sequencial, sem ruídos metálicos e tudo sem a necessidade de manutenção periódica. Porquê? Porque o cubo está selado, estando todo o sistema protegido. Além disso, em vez de recorrer a uma corrente metálica usa uma correia em carbono da Gates, o que também aumenta a durabilidade e a ausência de manutenções regulares.  

 

É o tipo de bicicleta que adoramos logo desde o primeiro minuto. Rola muito bem - algo supreendente numa bicicleta que pesa mais de 30 kg -, nunca notámos atrito, é relativamente silenciosa (o motor só faz mais barulho quando usamos mudanças mais leves), é muito confortável (fruto das suspensões Fox), segura (tanto pelos travões e sistema ABS, mas também pelos pneus altamente robustos e com bandas refletoras) e tem tudo o que precisamos para o dia a dia (campainha, descanso, rack traseiro e dianteiro, guarda-lamas de boa qualidade, cadeado na roda traseira e punhos ergonómicos). 

 
 

Não é uma bicicleta barata, mas se encarares esta aquisição como a tua definitiva transição para a mobilidade suave, então aí sim, perceberás que é um investimento em saúde física e mental.

Tem uma posição de condução relaxada, um guiador que não é excessivamente largo - algumas marcas da concorrência e inclusive a própria Riese & Muller chegaram a usar guiadores muito largos que dificultavam a deslocação em ciclovias muito apertadas ou as manobras em zonas menos espaçosas - e tudo parece funcionar na perfeição e em harmonia, apesar de conjugar várias tecnologias de marcas díspares. 

 

É claramente a bicicleta urbana híbrida (para ambiente urbano, mas não só) mais eficiente que testámos e, apesar de não ter um preço acessível, vale mesmo a pena graças à qualidade do quadro, dos componentes e ao menor dispêndio em termos de manutenção. 

 
 

Como nota à parte, salientamos o facto de o quadro desta bicicleta ser fabricado em Portugal e de as próprias rodas também serem de uma marca nacional, a Rodi. Parabéns à alemã Riese & Muller por apostar na indústria lusa. 

Aspetos positivos: eficiência do motor e da transmissão, iluminação, conforto geral, autonomia, travagem e robustez.

Aspetos a melhorar: só mesmo o preço.

FICHA TÉCNICA

Quadro: alumínio reciclado
Suspensão: Fox AWL 34 Air, 120 mm
Amortecedor: Fox Float Rhythm SV
Motor: Bosch Performance Line CX
Bateria: Bosch PowerTube 800 e Bosch CompactTube 400
Transmissão: Rohloff de 14 velocidades
Direção: semi-interada TH, nº9
Espigão: X-Fusion Manic 125 mm
Pneus: Schwalbe Johnny Watts 
Rodas: Rodi Tryp35 Evo 27,5"
Cubos: Novatec Boost (à frente) e Rohloff Speedhub E14-A12, 148mm (atrás)
Display: Bosch Kiox 500
Cranques: Samox de 165 mm e cremalheira de 55 dentes.
Correia: Gates CDX
Selim: Ergon SF10 Gel
Pedais: VP R&M Custom
Manípulo: Rohloff E14 electrónico
Guiador: Satori R&M Custom, 25.4mm, Alumínio
Avanço: Satori R&M Custom
Punhos: Ergon ergonómicos
Travões: Magura MT C ABS
Luz dianteira: Supernova M99 Mini Pro-25
Luz traseira: Supernova TL3 Pro
Guarda-lamas: Curana Orbit 70
Racks: Riese & Müller
Tamanhos: 47, 51 e 56 cm
Preço: 9.262,87€
Site: www.r-m.de

 

Relacionados