Desde que comecei a testar o Romin Evo Pro MIMIC, que tenho pensado várias vezes naquele episódio dos Simpson em que o Bart e o Milhouse estão a andar de bicicleta e o amigo do Bart vai a pedalar numa bicicleta de miúda (da Lisa). Quando o Bart lhe pergunta "Como é usar uma bicicleta de mulher?" ao seu amigo, ele responde "preocupantemente confortável". Mais do que uma piada, é a descrição mais lógica que encontro para a experiência que tive com este selim que possui a tecnologia MIMIC. Ou seja, apesar de ser um modelo para mulher, para nós é um dos mais confortáveis que já testámos a nível global.

De facto, apesar de o MIMIC se basear num desenho inicialmente desenvolvido para reduzir a pressão sobre os lábios vaginais da mulher e sobre os tecidos sensíveis envolventes, na prática reparámos que proporciona muito conforto, independentemente do género - embora a marca continue a catalogar este modelo como uma versão específica para mulher -. É, portanto, uma alternativa a outra tecnologia da Specialized, a Mirror, na qual são criadas diferentes densidades através de impressão 3D e cujo objetivo principal não é muito diferente deste MIMIC.

A tecnologia MIMIC está presente em quatro modelos: Power (o mais curto), Bridge (plano e mais grosso), Phenom (mais largo e com um perfil plano) e o Romin que testámos (mais largo e com um perfil curvado). Todos estão disponível em três medidas (143, 155 e 168 mm), portanto será mais fácil encontrar um que se adeque à nossa fisionomia.

O MIMIC tem basicamente três densidades diferentes em função da parte do nosso corpo que está a ser apoiada em cada zona do selim. A ponta tem uma espuma com uma dureza intermédia, a parte traseira adota uma mais firme na zona dos ísquios, para maior estabilidade em pedalada e a terceira zona - um canal central - com propriedades viscoelásticas, de modo a evitar inchaços.

Esta parte central é suave, imitando os tecidos da roupa interior. E possui uma camada de TPU na parte inferior, para dar apoio e estabilidade a essa espuma suave.

É precisamente esta parte central MIMIC que diferencia um selim deste tipo de um que possua um canal e abertura central convencional. Enquanto num selim com canal os tecidos suaves estão suspensos, sem entrar em contato com nada - isto provoca inflamação em muitas mulheres -, na tecnologia MIMIC o efeito é outro, ou seja, proporcionar um apoio muito suave e adaptativo que não provoca pressão.

Mas será que este efeito pode ser reproduzido nos homens? Devo salientar que montei este selim por mera casualidade, na apresentação da Specialized Diverge STR de gravel e após uma manhã inteira com esta bicicleta, uma das minhas perguntas ao staff da Specialized foi "que selim era o que a STR tinha, tal era o conforto?" O selim tem um aspeto racing, é suave, sobretudo se tocarmos na zona central. Após nos sentarmos nele notamos logo um contato menos seco e duro do que o habitual num selim de alto desempenho, mesmo assim é bastante firme quando pedalamos. Curiosamente, apesar de ter três zonas com densidades diferentes, quando pedalamos não notamos que o selim seja mais duro ou suave à medida que nos movemos nele, e isso deve-se às transições suaves das diferentes espumas.

É bastante estável e mesmo em ritmo de competição (quando aceleramos sentados na ponta do selim numa subida inclinada) pareceu-nos muito confortável, quer seja em BTT, estrada ou gravel. E embora no início estranhemos um pouco, o corpo habitua-se rapidamente. Quanto mais longa for a volta, que é quando realmente conseguimos verificar se um selim é confortável ou não, melhor nos sentimos. Nunca sentimos desconforto nem foi necessário - como acontece em outros modelos - de mudar de posição.

Há um pormenor que temos de referir: o seu perfil curvado é notório, ou seja, a parte traseira é bastante elevada. No nosso caso, com uma posição de condução em que o guiador fica muito baixo, não tivemos problemas, mas quem costuma pedalar numa posição mais erguida podem sentir mais pressão nessa zona com a passagem das horas.

Estas roscas na parte traseira permitem instalar as soluções de armazenamento SWAT

A versão que testámos, a Pro (topo de gama) tem carris em carbono, uma largura de 143 mm e pesa 181g. Custa 270€ e também está disponível na versão Expert com carris ocos em titânio. A versão Comp, com carris em aço custa 120€.

O nível de construção deste selim está à altura do peso. Desde os materiais usados, passando pelos acabamentos e pela qualidade geral. Por último, não podemos deixar de referir que as microperfurações da parte traseira não se dão muito bem com a lama e custa retirar os detritos e voltar a deixar o selim cem por cento limpo.


Sabes para que servem estes pequenos traços na parte superior dos selins Specialized? Marcam o ponto médio do selim, ou seja, aquele que devemos usar para calcular a altura e o avanço
Em suma: descobrimos que com este selim, graças ao MIMIC, podemos andar mais confortavelmente do que com alguns selins habituais com canais ou abertura central. Isto deve-se a um apoio muito suave, adaptativo, mas suficientemente estável na parte na qual apoiamos as zonas mais sensíveis - quer sejamos homens ou mulheres - e com a passagem das horas e dos quilómetros isso traduz-se em ausência de desconforto quase na totalidade.
Poderás obter mais informações em www.specialized.com.