O Belcarra é um selim enquadrado na gama performance da marca Syncros, que é detida pela Scott. Para nos ajudar a selecionar o selim mais adequado, a marca tem uma ferramenta tipo "saddle finder" que recolhe algumas informações nossas antes de aconselhar o modelo mais adequado.
Testámos a nova versão do Belcarra, designada Neo, que acabou de ser lançada, aqui na versão V Cut (com abertura central). Este selim tem 145 mm de largura, em vez dos 140 mm da geração anterior e mantém os 245 mm de comprimento. Tem um formato que, resumidamente, se pode descrever como curto e largo. O próprio “nariz” é largo e isso influencia bastante a utilização do selim. Sendo parte da gama V-Concept, é direcionado para ciclistas com maior flexibilidade.

Esta versão 1.0 é a topo de gama e por isso conta com carris ovais em carbono e é bastante leve - pesa somente 164g -, um valor excelente, tendo em conta tratar-se de um modelo com alguma espuma.

Além da versão 1.0 com carris em carbono, o Neo está disponível nas versões 1.5 (carris titânio) e 2.0 (carris cromoly) e tanto com canal (versão R) como com abertura (versão V). E ainda existem versões para triatlo e contrarrelógio!
Durante as várias semanas que rodámos com ele, a ergonomia esteve sempre bem patente. É um selim bem desenhado e permite assumir várias posições (inclinações) sem haver algum tipo de limitação ou incómodo. A espuma EVA não é muito alta, mas é suficiente para manter o conforto em voltas até cerca de 4h. A partir daí, como se diz, “já mói um pouco”! Uma das vantagens deste desenho de nariz largo é que nos podemos chegar à frente e ter bastante mais apoio e conforto.

Nos selins mais tradicionais, quando nos chegávamos à frente, o nariz do selim ou se “enterrava” na nossa zona pélvica ou, para evitar isso, acabávamos por nos apoiar ou no osso isquio da esquerda ou no da direita. Com este nariz largo, conseguimos apoiar ambos e isso permite-nos ir numa posição aero durante mais tempo até porque esta zona ainda tem alguma altura de espuma. E apesar de ser destinado a pessoas com mais flexibilidade, este Belcarra não se nega a posturas menos desportivas. Naqueles momentos em que vamos com as mãos no topo do guiador, a base larga do selim permite rolar numa posição quase vertical com conforto.
Outra característica interessante é o interface na parte traseira que permite fixações para bolsas de selim, câmaras de filmar e a luz Campbell 100 que também testámos.
Pontos positivos: nariz largo com bom apoio; fixações para acessórios; conforto; disponível em várias versões; preço competitivo.
Pontos a melhorar: Um pouco desconfortável ao fim de algumas horas.
A grande vantagem desta integração é que mantém a zona do espigão mais elegante e discreta, sem a normal protuberância que representa uma luz presa ao espigão.
LUZ TRASEIRA SYNCROS CAMPBELL 100
Tal como o nome indica, esta Campbell tem 100 lúmen. A bateria é de 750 mAh e em média, usando-a de dia, tem uma autonomia de cerca de 2h30 a 3h de uso. Tem 5 modos de iluminação: fixa (com três níveis de intensidade), intermitente, e inteligente (adapta-se às condições de luz ambiente).

Quando voltamos a ligar, está no mesmo modo em que a desligámos. Oferece excelente visibilidade noturna e mesmo durante o dia é suficiente para sermos vistos. Outra vantagem é que está posicionada logo abaixo do selim, ficando à sombra, o que ajuda a realçar a intensidade da luz mesmo durante o dia.

Pontos positivos: Muito elegante e discreta; fácil de usar, boa visibilidade.
Pontos a melhorar: A autonomia podia ser melhorada.
Carrega via USB-C e pesa 65g. Demora cerca de 1h30 a carregar na totalidade (varia um pouco de acordo com a fonte de alimentação usada).


FICHA TÉCNICA:
- Selim: 149.99 euros
- Luz: 54.99 euros
A Syncros é distribuída em Portugal pela empresa Stand Jasma. Poderás consultar informações adicionais em jasma.pt.