Conselhos de compra

Testámos a Riese & Müller Culture Mixte Vario

Chegou-nos à nossa redação a Riese & Müller Culture Mixte Vario, uma bicicleta elétrica citadina muito completa e moderna, mas ao mesmo tempo descomplicada.

CARLA RIBEIRO. FOTOS E VÍDEO: PEDRO LOPES

4 minutos

Testámos a Riese & Müller Culture Mixte Vario

A Riese & Müller é uma marca alemã de bicicletas que prima pela qualidade, fiabilidade e pelos detalhes técnicos, onde a segurança e a polivalência marcam sempre presença. O modelo que testámos comprova isso mesmo. A Culture Mixte é um modelo citadino, que se revelou muito confortável e cumpriu todas as expectativas que nela depositámos.

 

Numa bicicleta deste género, motor e bateria são componentes fundamentais tanto no desempenho deste meio de transporte como até na reputação e neste caso, não desilude graças ao fiável motor Bosch Performance Line SX e bateria Bosch Compact Tube de 400 Wh.  

Cerca de 50% do quadro é fabricado com alumínio reciclado

O motor está instalado no eixo central da bicicleta e permite ao utilizador optar por quatro níveis de assistência à pedalada: Eco, Auto, Sprint e Turbo sendo este último, aquele nível que assiste a pedalada do ciclista com o torque mais forte dentro dos quatro possíveis. Em qualquer um destes níveis o sistema calcula a força que o utilizador coloca nos pedais para dar a restante ajuda e assim facilitar a deslocação. Tudo isto é muito fácil de gerir, graças ao display Bosch Purion 200 alojado no lado esquerdo do guiador. E para gerir o sistema mecânico de mudanças, a marca alemã recorreu à Enviolo: basta rodar o punho do lado direito e aumenta ou diminui a desmultiplicação, sem passagens bruscas, problemas de afinação ou ruídos parasitas.  

 

Esta Culture Mixte vario é uma lufada de ar fresco pela forma como a marca conjugou tecnologias de ponta

Em qualquer altura podemos mudar de um nível de assistência do motor para um mais forte ou mais fraco consoante a nossa preferência e independentemente da mudança que está engrenada. O mostrador digital do lado esquerdo é pequeno e discreto, mas permite consultar muita informação como o nível de assistência que está a ser utilizado, o nível da bateria restante em percentagem, a potência e cadência da pedalada, distância da volta, duração, total de quilómetros, hora e autonomia. Reparámos que este mostrador passa a apresentar a autonomia da bateria na cor laranja quando já só resta 30% de autonomia e passa para vermelho quando esta baixa para os 10%. Em ambas as situações, o mostrador não nos permite consultar outros dados do menu.

 

A bateria discretamente colocada no tubo diagonal do quadro gastou uma média de 23% em voltas de 20 km essencialmente planas e utilizando o modo de assistência Auto. Numa volta com a mesma distância e nível de assistência, mas em percurso sobe e desce, esta bicicleta consome naturalmente mais bateria, e neste caso, utilizou 40%.

 

Em termos de desempenho, o seu funcionamento é irrepreensível com o motor a corresponder muito bem em todas as ocasiões, sem falhas e notando-se claramente a diferença da força na assistência à pedalada nos quatro níveis disponíveis. Claro que a bateria durará mais, quanto mais “pouparmos” a nível de assistência do motor devendo-se privilegiar essencialmente o uso dos modos Eco ou Auto. Mesmo não sendo os níveis de assistência mais fortes que este motor proporciona, servem perfeitamente para fazer subidas longas e inclinadas com a maior das facilidades! Mesmo se precisarmos de caminhar com a bicicleta ao lado, por exemplo, subir umas escadas em que haja uma rampa ao lado como acontece em viadutos para atravessar estradas movimentadas, há um botão de walk assist para ajudar! De destacar também o funcionamento bastante silencioso do motor, o que é mais um ponto a favor na condução desta Riese & Müller.

 

É extremamente confortável, fácil de conduzir, ágil – embora pesada – e muito completa

PERIFÉRICOS DE QUALIDADE

Em termos de montagem, esta bicicleta também é exemplar, com destaque para os travões de disco Magura, que habitualmente não costumam estar montados em bicicletas citadinas, embora seja importante virem equipadas com travões potentes – como estes - e com capacidade para abrandar bicicletas pesadas como são as ebikes.   

 

O selim Selle Royal mostrou ser bastante confortável, e nesta montagem com suspensão da marca SR Suntour com botão de bloqueio, notámos um conforto adicional na parte dianteira. Nesta configuração inclui um porta-cargas traseiro que permite transportar até 27 kgs e está preparado para alforges. Como citadina que é, esta Riese & Müller tem pneus rolantes 28X2.00 com proteção anti furo e refletor lateral da também conceituada marca Schwalbe: os Big Ben K-Guard 3 ballon. Guarda-lamas, luz frontal e traseira com boa iluminação para pedalar à noite, pedais de plataforma anti deslizantes e com refletores, punhos ergonómicos, furação para grade de bidon, descanso e uma pequena campainha são também pormenores que notámos e valorizamos!

 

Surpreendeu ainda o facto de não usar corrente metálica, mas sim uma correia da marca Gates! Não só é mais silenciosa, como não necessita de lubrificação e não corremos o risco de sujar a roupa na corrente, o que é um verdadeiro descanso para quem opte por ir para o trabalho nesta bicicleta. Os cabos de mudança e travão estão cuidadosamente arrumados por baixo do guiador num espaço desenhado especificamente para tal.

 

SEGURANÇA ACRESCIDA

A nível de segurança e localização, é um luxo e há pontos positivos a assinalar, nomeadamente o cadeado na roda traseira que necessita de uma chave para utilização. Os pontos positivos não se ficam por aqui pois esta bicicleta apresenta ainda um chip integrado – o RX – que permite gravar as nossas deslocações, acionar alarmes e rastrear a localização da bicicleta por GPS. 

 

Em suma, esta Culture Mixte Vario é uma lufada de ar fresco quer pela forma como a marca conjugou tecnologias de ponta, mas sem ser necessário tirarmos um doutoramento para a conseguirmos usar, quer pela qualidade da sua montagem e capacidade de personalização. Tem componentes fiáveis, sobretudo a nível do motor, bateria e travões, mas a restante montagem não fica nada atrás, oferecendo muitos extras e pontos positivos que fazem valer a pena a sua aquisição. É extremamente confortável, fácil de conduzir, ágil – embora pesada – e muito completa.

 

FICHA TÉCNICA

  • Quadro: alumínio
  • Suspensão: Suntour NCX
  • Motor: Bosch Performance Line SX
  • Cranques: Samox
  • Bateria: Bosch CompactTube 400 Wh
  • Display: Bosch Purion 200
  • Manípulo de mudanças: EnvioloTwist Display Pure
  • Transmissão: Enviolo
  • Correia: Gates CDX
  • Travões: Magura MT A2
  • Direção: Acros Block Lock
  • Avanço: JD 90 mm, 30º, 1-1/8
  • Guiador: JD-TR25AL, 31,8 mm, 35º, 640 mm
  • Selim: Selle Royal Essenza Eco unisexo
  • Espigão de selim: JD-SP66
  • Rodas: Mach 1
  • Pneus: Schwalbe Big Ben K-Guard 28x2.0
  • Peso: 23,2 kg (tamanho 50)
  • Tamanhos: 50, 56 e 62 cm
  • Preço: 4.407,91 euros
  • + INFO: www.r-m.de

Relacionados