Este Sainte-Anne não é propriamente novo, dado que já tínhamos visto este pneu no lançamento da Trek Supercaliber no Verão de 2023, mas só agora chegou ao mercado. A Bontrager apresentou outros modelos, mas este é o mais focado no XCO e Maratonas.
O seu aspeto engana. Tem um design arredondado, com tacos baixos, o que pode levar as pessoas a crer que se trata exclusivamente de um pneu rolador para piso seco. Mas essa percepção está longe da realidade, dado que a distribuição dos tacos tem fileiras em toda a largura na zona de rolamento, enquanto na parte de transição essas fileiras são mais espaçadas, voltando a ficar mais juntas nas laterais. Por esse motivo, proporciona um comportamento mais seguro e previsível, mesmo em terrenos húmidos e ligeiramente molhados. Obviamente em terrenos enlameados a história é outra.
Tivemos a oportunidade de testar este RSL XR 29 2.4" em todo o tipo de condições e trata-se de um pneu muito rápido, sendo particularmente eficaz em piso seco. Se o compararmos com outros modelos, está ligeiramente abaixo do Maxxis Recon Race, mas em termos de tração e comportamento em travagem o Bontrager é um pouco melhor.
Como referimos, também o testámos em piso molhado e a sua aderência é maior do que aquela que esperávamos. Isto deve-se à distribuição horizontal da banda central, que ajuda a enterrar os tacos nas subidas (como não são muito altos, não há um efeito de atrito) e em sprints. Mesmo nas descidas e travagens comporta-se como se fosse um pneu mais volumoso ou com tacos mais profundos, mas sem o peso acrescido que isso implicaria. Em todo o caso, salientamos que não é o melhor pneu que já testámos em piso húmido, mas no cômputo geral, comporta-se bem em todas as condições, o que é raro.
Em curvas rápidas está ligeiramente abaixo da concorrência. Não apanhámos nenhum susto nem notámos uma perda de aderência por aí além, mas a banda de transição (entre a central e a lateral), como está mais espaçada, gera menos confiança. Outros modelos parecidos, como o Kenda Boostr ou o Schwalbe Racing Ralph, comportam-se de maneira muito parecida, mas estes Bontrager estão ligeiramente acima.
Como possui um composto duplo, com uma dureza de 60A na banda central e de 52A nas outras partes, o pneu adapta-se melhor às condições do piso, sobretudo em curva, moldando-se ao contorno dos relevês.
Na medida 29x2.4, pesam 761 g e 778 g.
Esta versão RSL tem uma construção de 220 TPI (fios por polegada), em vez de 120. Embora tenha mais fios do que outros pneus, isso não significa que tenha menos reforço contra furos. Aliás, ainda não tivemos nenhum furo com estes Bontrager. As partes laterais têm um reforço extra que consiste numa camada de nylon, que podemos sentir quando os estamos a montar no aro. Como curiosidade, temos de referir que montámos estes pneus numas rodas Race Face e durante semanas praticamente não perderam ar, algo raríssimo numas rodas e pneus tubeless.
O peso deixou-nos literalmente de boca aberta. Na nossa balança os valores foram de 761g e 778g, valores bastante abaixo da barreira psicológica dos 800g que todos os atletas têm. Tendo em conta que se trata de um pneu 2.4", é um valor muito bom.
Quanto ao formato, os valores não bateram certo com os indicados pela marca. Montámos estes pneus em aros com 27 mm de largura interna e o valor medido pelo nosso paquímetro era mais estreito (2,356 mm). Aliás, quando testámos a Supercaliber também notámos que os pneus 2.2 com que vinham eram ligeiramente mais estreitos do que a medida referida.
Estes Bontrager rolam muito bem, mas também têm uma boa tração, mesmo em piso molhado. Podem ser usados todo o ano.
Custam 59,99€, mas também existe uma versão mais barata que custa 49,99€, os Pro XR, com uma carcaça de 60 TPI e o mesmo composto duplo. Este modelo só é fabricado em 29 polegadas nas medidas 2.4 (RSL e Pro) e 2.2 (somente em RSL).
Em suma, estamos perante um modelo de alta competição para XC que rola muito bem, mas tem uma tração que surpreende tendo em conta o tamanho dos tacos, tanto em terrenos húmidos como soltos. Não é o mais rápido que já testámos, mas, no cômputo geral, tem um desempenho muito equilibrado e pode ser usado durante todo o ano.
O melhor: Desempenho equilibrado. Tração e comportamento em travagem.
A melhorar: Comportamento em curvas muito rápidas. Largura inferior à anunciada.