comitium

Já testámos o selim Selle Italia Novus Boost Evo 3D Ti 316 Superflow

Depois de ter apresentado o SLR, a Selle Italia acabou de lançar o seu segundo selim 3D, o Novus Boost Evo. Já o testámos na versão com carris em titânio.

Miguel Lorenzo

Já testámos o selim Selle Italia Novus Boost Evo 3D Ti 316 Superflow
Já testámos o selim Selle Italia Novus Boost Evo 3D Ti 316 Superflow

O nome deste selim é batante comprido, mas proporciona muita informação sobre as tecnologias envolvidas. Começando pela parte final - Superflow - refere-se à reentrância de tipo 3 (na terminologia idmatch) da marca. 

Prueba. Sillín Selle Italia Novus Boost Evo 3D Ti 316 Superflow detalle 7

Quanto à designação Ti 316, refere-se aos carris fabricados em titânio, uma das versões existentes deste selim, dado que também há com carris em carbono. 

Prueba. Sillín Selle Italia Novus Boost Evo 3D Ti 316 Superflow detalle 2

O 3D define a técnica de construção da cobertura, que abordaremos mais adiante. Por último, a denominação Novus Boost Evo significa o design do selim, ou seja, uma evolução da versão melhorada em 2020 e destinada a um determinado tipo de ciclista, ou seja, um que tenha uma rotação pélvia posterior. Na prática, é alguém que tenha uma zona lombar com a coluna mais virada para trás. Se te colocares encostado a uma parede sem camisola (com as costas encostadas na parede, bem como os glúteos e os calcanhares) e observares a tua zona lombar, caso sobrar muito espaço entre essa zona e a parede, tens aquilo que é conhecido como rotação anterior. Se a zona lombar estiver colada à parede, é rotação posterior e se sobrar pouco espaço entre a parede e a zona lombar, chama-se rotação neutra. 

Como referimos antes, este Novus Boost Evo destina-se a quem tem uma rotação posterior. Possui um perfil ondulado e está disponível numa só largura, a L (145 mm), para um bom apoio dos ísquios. E agora este modelo passa a estar disponível nesta versão com cobertura 3D, a mesma que vimos há um ano no SLR. 

A maior parte dos selins com cobertura 3D, tal como este, possui uma camada impressa com tecnologia DLS (Digital Light Synthesis) da empresa californiana Carbon. Basicamente é uma cobertura com uma resina líquida especial sensível à luz ultravioleta que é projetada através de laser, o que solidifica a resina e gera esta estrutura sólida. 

Prueba. Sillín Selle Italia Novus Boost Evo 3D Ti 316 Superflow detalle

Esta técnica proporciona uns acabamentos espetaculares, que são diferentes no modelo SLR. A cobertura tem uma camada interna mais sólida, para um apoio firme, e uma parte exterior mais absorvente, para se adaptar à nossa morfologia. Este design varia consoante as zonas do selim, sendo mais densa atrás e mais absorvente na parte dianteira. 

O design 3D é muito eficaz, porque se molda perfeitamente ao nosso corpo desde o primeiro minuto. Além disso, é confortável. No meu caso não tenho rotação pélvica posterior, o meu perfil é mais neutro, por isso as sensações de encaixe não foram perfeitas e na prática é um pouco largo, mas mesmo assim o conforto proporcionado pela cobertura 3D é notório e, graças ao canal Superflow, não senti dores nem adormecimento genital, mesmo em voltas longas. Outro pormenor importante é que esta cobertura proporciona muita aderência e tem uma parte traseira larga, portanto se és daqueles ciclistas que se mexe muito em cima do selim (para a frente e para trás), terás de te levantar ligeiramente para o fazer. 

Prueba. Sillín Selle Italia Novus Boost Evo 3D Ti 316 Superflow detalle 5

Este selim não é muito leve, mas mesmo assim está dentro da média: 240g. No entanto, é bastante caro! Quanto à lavagem, quando andamos em zonas enlameadas, basta depois dar uma mangueirada e a lama sai facilmente. 

Em suma, o Novus Boost Evo 3D é um excelente selim se tiveres rotação pélvica posterior. Se a tua fisionomia for diferente, o SLR da Selle Italia pode ser a melhor opção, dado que é mais leve, estreito e está disponível em duas larguras diferentes. E permite uma maior manobrabilidade nos singletracks técnicos. 

Prueba. Sillín Selle Italia Novus Boost Evo 3D Ti 316 Superflow detalle 3

O melhor: Cobertura com acabamentos espetaculatres. Absorção.

A melhorar: Preço elevado. Específico para um perfil de rotação pélvica.

Características: Carris Ti 316, cobertura 3D. 145x245 mm. Roscas para acessórios, luz ou radar. Opções: Tamanho idmatch L3, largura L, abertura 3 Superflow. Carris Ti 316 ou carbono (429 €, 210 g). Peso: 240 g. Preço: 339,90 €. +Info: www.selleitalia.com

Arquivado em:

Já testámos o novo selim Specialized Romin Evo Pro Mirror

Relacionado

Já testámos o novo selim Specialized Romin Evo Pro Mirror

Specialized lança a versão Expert do Power Mirror

Relacionado

Specialized lança a versão Expert do Power Mirror

Fox apresenta amortecedor Live Valve Wireless com tecnologia NEO

Relacionado

Fox apresenta amortecedor Live Valve Wireless com tecnologia NEO

PAJ, o selim com localizador que indica onde está a tua bicicleta

Relacionado

PAJ, o selim com localizador que indica onde está a tua bicicleta

Selle Italia apresenta o GT5, o novo selim urbano para ebikes

Relacionado

Selle Italia apresenta o GT5, o novo selim urbano para ebikes