Na zona norte do país, sobretudo, as manhãs podem ser muito frias no Inverno e no início da Primavera. Por isso, é necessário recorrer a roupa quente, sobretudo nas extremidades, como os pés e as mãos. Existem no mercado luvas quentes específicas para temperaturas muito baixas, mas ou são muito volumosas, fazendo com que se sinta uma perda de sensibilidade nos dedos ou tornam-se demasiado quentes para voltas superiores a 3 horas (geralmente a meio da manhã a temperatura já está mais amena e suportável, portanto as luvas muito grossas podem aquecer em demasia em voltas mais prolongadas).
E se existissem umas luvas que permitissem regular a temperatura ao nosso gosto pessoal? Já existem e um dos exemplos são estas luvas da Macna, uma marca mais conhecida no segmento do motociclismo, mas que também tem um modelo - o Spark - que pode ser usado em ciclismo/BTT/mobilidade.

As Spark estão disponíveis em duas cores - preto e amarelo fluorescente - e do tamanho XS ao XXXL. O sistema de aquecimento é baseado num conjunto de fios elétricos alojados no interior da luva que irradiam calor, alimentados por uma bateria (em cada luva) de Li-Po (7.4V - 2200mA). Cada luva leva uma bateria que fica alojada dentro de um compartimento fechado na zona do pulso. Como a luva tem cano alto, a posição da bateria fica numa zona relativamente sensível e embora não seja desconfortável, em caso de queda, pode implicar danos na bateria - dado que instintivamente colocamos primeiro as mãos no chão como modo de defesa -, mas também na parte interna do pulso.
Colocar a bateria no compartimento após conetar o cabo não é propriamente fácil, dado que o cabo de alimentação tem algum volume, ao contrário do espaço disponível. Além disso, é preciso cuidado para não dobrar em excesso o cabo, caso contrário podemos danificar não só a bateria como o cabo da luva, inutilizando o sistema de alimentação da parte elétrica.

Logo que ligamos a bateria ao sistema, as luzes do display situadas na parte superior da luva ficam acesas e através do único botão podemos alterar entre quatro modos de aquecimento que mudam de côr para facilitar a sua identificação: vermelho (potência elevada), violeta (potência alta), azul (potência média) e branco (potência mínima). Três traços azuis - localizados ao lado do display do modo de aquecimento - vão indicando o estado da bateria, portanto podemos saber em qualquer situação se temos carga suficiente.
Para ligar/desligar o sistema de aquecimento, basta carregar no botão durante alguns segundos e automaticamente ficará ativo o último modo escolhido. A sensação de aquecimento é imediata e sugerimos começar com o modo mais forte (vermelho) nos minutos iniciais, para uma sensação térmica agradável, e depois ajustar ao nosso gosto e ao enquadramento térmico.

No modo branco e azul o calor proporcionado já é bastante agradável e evitamos suar as mãos, algo a ter em conta dado que estas luvas, devido ao sistema elétrico, não podem ser lavadas na máquina. O modo de limpeza mais adequado é, após retirar as baterias, usar umas toalhitas ou eventualmente produtos específicos como a espuma Muc Off Foam Fresh.
Este inconveniente leva-nos a crer que a utilização mais adequada não será o BTT e o ciclismo puro e duro, mas sim as e-bikes numa utilização mais focada na mobilidade ou eventualmente os passeios e deslocações a ritmo mais relaxado. Em andamentos mais elevados a sudação será maior, o que poderá levar a uma proliferação de bactérias no interior e consequentemente a odores.

Para além disso, existem inúmeras outras possibilidades de utilização destas luvas nos dias mais frios. Quanto ao tecido, mescla softshell e poliester, para a máxima resistência, durabilidade, proteção térmica, impermeabilidade, conforto, suavidade e resistência ao vento.
São bastante ergonómicas, confortáveis e tirando a bateria na zona do pulso não temos nada negativo a apontar. A qualidade de construção é boa, o tecido é resistente à chuva, possui bandas em gel na zona dos ossos do carpo e nervo ulnar para evitar adormecimento ou dor, bem como silicone em dois dedos, para a máxima aderência às manetes de travão.

No dedo indicador também encontramos uma superfície que permite manusear ecrãs de telemóvel e destacamos ainda um pormenor extra: as luzes fazem com que sejamos vistos pelos demais na via pública, o que aumenta a nossa segurança.
As Spark custam 189,95€ e incluem as baterias, o carregador e um manual do utilizador. Têm certificação CE, portanto cumprem as normativas estabelecidas no espaço europeu.
Poderás encontrar mais detalhes em Spark kit | macna.com.