Não é a primeira vez que testamos uns sapatos impermeáveis de BTT, mas estamos a gostar particularmente destes Ergolace GTX da Fizik. Primeiro, porque não têm um aspeto volumoso como alguns de outras marcas, nem são tão pesados. além disso, estes têm a particularidade de dispensarem velcros e terem um aspeto casual.

O seu conforto, quer seja quando estamos a pedalar, quer seja a andar (depois de uma volta de bike) é proporcionado pela sola X2, a qual possui borracha Vibram que assegura tração, mesmo em piso molhado. A palmilha também ajuda ao conforto interno, bem como o generoso espaçamento na parte frontal, permitindo liberdade na zona dos dedos dos pés.

Tanto atrás (na parte inferior do calcanhar) como à frente (na biqueira), a marca colocou reforços de boa qualidade que amortecem os toques/pancadas e mantêm a robustez nestas zonas. Por sua vez, a parte superior é fabricada com a membrana Gore Tex que proporciona impermeabilidade e, ao mesmo tempo, possibilita ao tecido respirar.

A lingueta também é de boa qualidade e é almofadada, evitando que sintamos pressões indesejáveis.
O sistema Ergolace basicamente define a colocação dos atacadores, os quais estão alojados ergonomicamente de modo a evitar magoar as zonas sensíveis do pé e, ao mesmo tempo, permitir um aperto uniforme e eficaz do sapato.

Atrás, junto ao calcanhar um pormenor destaca-se dos demais: uma tira azul em tecido que serve de apoio quando temos de calçar o sapato.

A zona do tornozelo está bem torneada, portanto nunca sentimos pressão nessa área e o lado externo do sapato tem um reforço em borracha microperfurada que proporciona proteção contra pancadas ou quando roçamos involuntariamente em algo, aumentando a vida útil destes Fizik.
No cômputo geral são uns sapatos muito confortáveis e nos dias mais húmidos sentimos a mais-valia da sua proteção superior em Gore-Tex, embora como não são em formato bota ocasionalmente entre alguma lama ou pedras pela zona dos tornozelos. É fácil limpar a lama da parte superior, graças ao tecido usado, e também da sola. A aderência desta sola é de facto de altíssima qualidade e como os cleats ficam ocultos no meio das ranhuras, podemos caminhar sem o habitual ruído metálico.

Como têm um perfil baixo, os pés têm liberdade de movimentos e, ao contrário das tradicionais botas de inverno impermeáveis, com estes Fizik nunca sentimos os tornozelos bloqueados ou impossibilitados de adotar determinadas posições, sobretudo em zonas muito técnicas.
São extremamente polivalentes, pois além de os podermos usar em várias disciplinas de BTT, podem ser usados em gravel, bikepacking, bicicletas elétricas e ainda urbanas. E como o tecido é altamente resistente, certamente temos aqui uns sapatos que vão durar vários anos.

Custam 189 euros, estão disponíveis do tamanho 36 ao 48 (existem meios tamanhos do 37 ao 46) e nesta côr ou em cinza/preto.
Poderás saber mais detalhes em www.fizik.com.