comitium

SRAM NX Eagle: preços já são conhecidos

A SRAM coloca ao alcance de todos a sua tecnologia de 12 velocidades Eagle com o seu grupo mais acessível.

SRAM NX Eagle: preços já são conhecidos
SRAM NX Eagle: preços já são conhecidos

Nos últimos anos, a tecnologia SRAM Eagle tem sido uma das invenções mais desejadas: uma transmissão de 12 velocidades com uma grande polivalência de desmultiplicações, baixo peso, simplicidade mecânica e utilização intuitiva. Foi aplicada nos seus grupos de gama alta numa primeira fase, através dos grupos SRAM XX1 Eagle e XO1 Eagle, e pouco depois no seu grupo mais vendido GX Eagle. O espectro de utilizadores cresceu bastante, mas com a chegada do grupo SRAM NX Eagle podemos dizer que a tecnologia Eagle já está apta para todos os utilizadores e carteiras. Com um preço aproximado de 420 euros (grupo completo), o SRAM NX Eagle oferece todas as virtudes da tecnologia Eagle a um preço realmente interessante. A diferença do NX face a outros grupos radica simplesmente nos materiais e acabamentos. 

O cranque utiliza apenas uma cremalheira X-Sync 2 de aço com 32 dentes, desenhados para trabalhar de forma eficiente e silenciosa com os elos internos e externos da corrente Eagle. 

O eixo e os rolamentos (não incluídos) DUB oferecem uma compatibilidade total e selam melhor todo o sistema, para evitar contaminações com sujidade. Os cranques, disponíveis em 165, 170 e 175 mm de comprimento, são em alumínio forjado da série 6000. O seu peso aproximado ronda os 705 gramas em 175 mm. Custa cerca de 120€. 

O desviador traseiro NX Eagle, com a roldana inferior de 14 dentes, é compatível com cassetes Eagle 11-50 e 10-50. Possui o bloqueio Cage Lock que facilita a desmontagem da roda e um pivô Type 3 Robber Bearing Clutch, que trava as oscilações da corrente mantendo-a tensa. É fabricado em alumínio e aço, com parafusos em aço inoxidável. Pesa 339 gramas e custa pouco mais de 120€

O botão da manete é compatível com abraçadeiras Matchmaker X, para que seja possível unir a manete do travão com a das mudanças. Tal como os restantes botões, inclui a tecnologia Zero Loss para uma passagem de mudanças rápida e instantânea. É feita em alumínio e plástico e pesa 112 gramas, custando cerca de 40€. 

A cassete é o pilar do funcionamento da transmissão. Os 12 carretos são fabricados em aço estampado e estão montados numa aranha de alumínio. A cassete pesa 615 gramas, sendo a mais pesada da família Eagle, mas também a mais económica e a única Eagle compatível com as exigências físicas das bicicletas elétricas. 

A cassete é montada num núcleo convencional estriado, o que limita o tamanho do seu carreto inferior a 11 dentes. A desmultimplicação 11-50 dentes está escalonada desta forma: 11-13-15-17-19-22-25-29-32-36-42-50 dentes. Custa cerca de 110€.

A corrente é o elemento que une a transmissão. Possui o sistema Flow Link específico das transmissões Eagle (placas internas arredondadas, sem arestas) que foi desenhado com o objetivo de procurar suavidade de funcionamento e durabilidade em conjunto com a cassete e cremalheira Sync-X 2. 

Pesa 278 gramas (com 126 elos) e custa cerca de 30€. Inclui o elo substituível Powerlock

É COMPATÍVEL COM OUTROS COMPONENTES SRAM?

 

A transmissão SRAM Eagle, em todas as suas versões, foi desenhada como um todo, ou seja, fabricada para trabalhar como um sistema integral. A corrente é específica, tal como o desenho dos dentes da cassete ou da cremalheira, que se adaptam perfeitamente a ela. Desta forma, só trabalha na perfeição se for em conjunto. A SRAM não garante nem a duração (desgaste) nem a qualidade de funcionamento se utilizares outros componentes, nem é compatível com outras marcas nem outros componentes da SRAM.

 

É COMPATÍVEL COM QUALQUER BICICLETA?

 

Os pontos críticos para a sua instalação são o eixo pedaleiro e o núcleo da roda traseira para a montagem da cassete. Os cranques SRAM NX Eagle com eixo DUB são compatíveis com praticamente a totalidade dos quadros do mercado. A cassete NX Eagle requer um núcleo estriado convencional de 8, 9 ou 10 velocidades, ou seja, não utiliza o núcleo específico SRAM XD das restantes cassetes das gamas superiores Eagle. 

 

QUANTO PESA O GRUPO COMPLETO?

Já pesámos os grupos para que possas decidir qual é a melhor opção para ti:

SRAM XX1 Eagle: 1.513 gramas

SRAM X01 Eagle: 1.562 gramas

SRAM GX Eagle: 1.820 gramas

SRAM NX Eagle: 2.110 gramas

 

Arquivado em:

novo sram rival etap axs

Relacionado

SRAM Rival AXS, a tecnologia sem fios chega à gama média

TESTE: selim Specialized S-Works Power Mirror

Relacionado

TESTE: selim Specialized S-Works Power Mirror

Pedais Shimano M8120

Relacionado

TESTE: pedais Shimano M8120

Inovação de estrada do ano 2021

Relacionado

Sapatos Shimano S-Phyre RC902 ganham a categoria Inovação de ciclismo do ano 2021 em Portugal

Os melhores videos