Uma variação mínima do offset afeta dramaticamente o comportamento da bicicleta. Para quem não sabe, nós explicamos o que é o offset: imagina uma linha que atravessa o centro do tubo da direção e continua reta até ao solo. A distância horizontal entre esta linha e a projeção do centro do eixo da roda dianteira é o offset da suspensão.
O offset da suspensão depende da inclinação ou adiantamento das barras face ao tubo de direção e também do comprimento ou avanço dos dropouts face às barras.
Imagina, por exemplo, que a tua bicicleta tem um offset de 51 mm. As suspensões atuais são na maioria de 44 mm, de acordo com as novas geometrias progressivas dos quadros.
Com este offset 6 mm mais curto, a tua bicicleta seria mais curta na distância entre o pedaleiro e o eixo da roda dianteira. Na prática, isto significa que colocaría mais peso na roda dianteira, seria mais nervosa e mais insegura em descidas rápidas, escadas, degraus, etc.
Por isso, recomendamos sempre procurar uma suspensão com o mesmo offset, ou no caso de não encontrar nenhuma disponível, montar - juntamente com a suspensão nova - uma direção angle-set com o objetivo de reduzir o ângulo de direção original cerca de 1º ou 1,5º. Desta forma, embora a suspensão tenha os tais 44 mm, o ângulo da direção contraria este efeito (distância entre eixos), fazendo com que a geometria fique mais equilibrada.