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Principais diferenças entre Tubeless vs Tubular para BTT

Em Portugal as rodas tubulares não são muito comuns no BTT, mas há quem as use. Neste artigo, explicamos as diferenças entre os dois sistemas.

Ivan Mateos

Principais diferenças entre Tubeless vs Tubular para BTT
Principais diferenças entre Tubeless vs Tubular para BTT

Neste artigo explicamos as reais diferenças entre o sistema tubeless - que é atualmente o mais usado em Portugal - e o tubular, ainda minoritário neste país à beira mar plantado. 

O sistema tubeless consiste num pneu com sistema aberto, ou seja, praticamente igual a um normal, mas com uma borracha impermeável ao ar e com flancos/rebordos específicos que selam o sistema em contato com o aro. 

tubeless versus tubular detalle 2
 

Na prática, monta-se tal e qual um pneu normal, mas não leva uma câmara de ar no seu interior, e em vez disso deve-se colocar líquido selante (o aro deve ter fitas especiais para evitar que o ar saia). Na prática, se tudo estiver bem selado, o líquido tapa imediatamente os furos que apareçam em segundos. 

Por sua vez, o sistema Tubular baseia-se num pneu com um formato fechado, ou seja, é um tubo que se cola no aro com um produto especial (o próprio aro é específico, muito mais plano na zona de contato com o pneu). 

tubeless versus tubular detalle 1
 

Os tubulares são muito mais caros e complexos em termos de montagem, por isso não são os mais utilizados no BTT. No ciclismo de estrada, sobretudo nos escalões profissionais, são muito usados. A vantagem dos tubulares é que, como o aro é plano, o furo por "snake bite" praticamente desaparece, por isso podem ser adotadas pressões mais baixas, obtendo assim mais aderência e absorção. 

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