Conselhos de compra

Podium, a primeira suspensão invertida da FOX

A nova suspensão foi desenvolvida com foco no Enduro e bicicletas elétricas Full-Power, ao extrair o máximo rendimento do cartucho Grip X2 com uma suavidade ao longo de todo o curso e uma rigidez estrutural dianteira que inspira confiança.

Carlos Pinto

4 minutos

Podium, a primeira suspensão invertida da FOX

Durante o Sea Otter Classic já tinha sido possível ver esta nova suspensão da Fox, mas tivemos de guardar segredo. Agora, finalmente podemos divulgar todas as novidades de um dos projetos mais espetaculares desenvolvidos pela Fox nos últimos anos.

 

Esta nova suspensão invertida foi desenvolvida com um objetivo em mente: ajudar a roda dianteira a manter-se sempre na linha desejada, mesmo que os trilhos estejam pejados de pedras, raízes e ressaltos, independentemente da velocidade. Tudo isto, claro, sem ter de recorrer e uma coroa dupla. Obviamente esta solução tira proveito do novo cartucho Grip X2, uma autêntica mais-valia em termos de suavidade ao longo do curso e com uma rigidez estrutural dianteira que inspira confiança.

 
 

ESTRUTURA SOBREDIMENSIONADA E COROA REFORÇADA

A Podium está preparada para tudo e tem uma rigidez frontal fora do comum. Os tubos superiores são sobredimensionados (47 mm) e a coroa é maciça, proporcionando uma rigidez semelhante à da Fox 40, permitindo enfrentar os trilhos mais duros e inclinados.

 
 

Se tivermos em conta as outras suspensões invertidas que já testámos no passado, todas tinham um grave problema: a rigidez torsional. Ou seja, como essas suspensões não tinham uma ponte a ligar as pernas, torciam devido à direção. No caso da Podium, os engenheiros da Fox reforçaram a rigidez torsional através de uma coroa sobredimensionada, resolvendo esse aspeto na parte superior, e adotaram um eixo Boost DH em aço (de 20x10 mm) na parte inferior, em vez do tradicional 15x110 mm. 

 

SOBREPOSIÇÃO DE CASQUILHOS

Existem dois casquilhos em cada perna, totalizando quatro, todos eles revestidos em Teflon. Estes casquilhos fazem a interface entre as bainhas e o monocoque da suspensão. Quando a suspensão recebe um impacto no plano frontal (por exemplo, ao passar por um obstáculo no trilho), essa força de flexão é transmitida através dos casquilhos. A configuração invertida do chassis permitiu projetar a Podium com uma sobreposição massiva de 175 mm nos casquilhos. Isto representa 32% mais sobreposição do que a FOX 38 e até 7% mais do que a suspensão de downhill FOX 40 de 200 mm de curso. Esta sobreposição não só contribui para uma maior rigidez frontal, como também confere à Podium o menor atrito possível no chassi, especialmente quando se enfrenta terreno muito agressivo em alta velocidade, onde as forças de flexão na suspensão são mais intensas.

 

VEIO DO AR GLIDECORE

Quando uma suspensão trabalha de forma dinâmica, essa força de flexão é transmitida ao conjunto do veio do ar no interior da bainha. Uma força suficientemente grande, como embater numa pedra ou raiz a alta velocidade, pode fazer com que o veio do ar tenha mais fricção (ou fique preso) no interior da bainha enquanto a suspensão comprime durante o seu curso. O veio de ar GlideCore foi construído com flexibilidade lateral, permitindo que se adapte a estas cargas de flexão, em vez de resistir. Ao ser um veio flutuante, o pistão pode mover-se com a suspensão e mantém-se alinhado quando sujeito a cargas de flexão provenientes de qualquer direção.

Na prática, menos tensão no conjunto do veio do ar significa menos forças de reação sobre o pistão e o casquilho do veio. Menos forças de reação traduzem-se em menos atrito nestas interfaces. Qual é o resultado? Um funcionamento mais suave da suspensão, especialmente quando esta está sujeita a cargas elevadas, seja pela velocidade ou pelo peso do ciclista. O mesmo material, borracha nitrílica, que confere complacência lateral ao GlideCore, também oferece complacência axial, comprimindo-se ligeiramente na vertical antes que o próprio veio do ar comece a atuar.

Dada a rigidez e suavidade excecionais da Podium, foi necessário adicionar damping extra em compressão para compensar o menor atrito do chassis. Ou seja, a marca reduziu ligeiramente a configuração em extensão (rebound) para ter em conta o peso não suspenso mais baixo do sistema. Isto traduz-se numa aderência superior em curva e numa confiança acrescida para explorar os limites, seja em corridas de enduro ou em eMTBs de alta potência, reduzindo significativamente a fadiga nas mãos e braços.

 

VANTAGEM DA DISTÂNCIA MAIS CURTA ENTRE O CASQUILHO INFERIOR E O EIXO

Numa suspensão tradicional, essa distância é fixa. Numa suspensão invertida, à medida que esta comprime ao longo do curso, o eixo aproxima-se do casquilho inferior, o que reduz a alavanca de flexão exercida. O resultado é uma sensação de suavidade crescente à medida que a suspensão entra mais fundo no curso.

Além disso, nas suspensões tradicionais, o óleo de lubrificação apenas chega à altura dos retentores e faz a lubrificação das esponjas quando a suspensão está em funcionamento. Na suspensão invertida Podium, o óleo de lubrificação é puxado pela gravidade para baixo, lubrificando constantemente os retentores internos. Outra vantagem deste sistema é que, graças à gravidade, os detritos tendem a cair para longe dos retentores, reduzindo significativamente o risco de contaminação.

Há ainda outra vantagem, digamos assim, indireta: numa suspensão invertida, o monocoque mais pesado passa a estar no topo (como as bainhas), o que reduz significativamente a massa não suspensa. Qual é a vantagem de uma massa não suspensa mais baixa? Inércia. Menos massa requer menos força para se mover em qualquer direção, o que significa que a suspensão responde de forma mais sensível e mais ativa, tanto na compressão como no retorno (rebound). As proteções das bainhas em fibra de carbono de cobertura total da Podium Factory Series não só mantêm a massa não suspensa no mínimo, como também protegem as bainhas com revestimento Kashima contra danos externos.

Lembramos que a FOX é distribuída em Portugal pela Bicimax. Poderás encontrar mais informações em www.bicimax.com

Etiquetas:

Relacionados