É sabido que qualquer zona de união é um possível ponto débil, que pode causar flexão. Por esse motivo, as partes fundamentais da Lefty Ocho são feitas numa única peça (a One Piece Integration), mais conhecida pelas sigas OPI.
A tal peça pode ser de alumínio no caso da Lefty de alumínio, ou de carbono, na versão Lefty Ocho de carbono (na próxima edição da revista BIKE publicaremos o frente a frente entre estas duas suspensões).
Os protótipos foram submetidos a diferentes testes em termos de carga e em diversas direções.
A Cannondale fez vários ensaios para contrastar a rigidez da Lefty Carbon (que pesa 1.166 gramas) com a das suspensões de referência em XC na altura do seu lançamento, ou seja, a Fox 32 Step Cast (versão de 2017), com um peso de 1.345g e a RockShox SID World Cup (2018) com um peso de 1.537g. Os valores obtidos foram os seguintes:
- Rigidez torsional: 2% a menos do que a SID. Cerca de 33% a mais do que a 32 SC.
- Rigidez frontal: 18% a mais do que a SID. 8% a mais do que a 32 SC.
- Rigidez lateral: 3% a mais do que a SID, 7% a mais do que a 32 SC.
Se colocarmos na equação os pesos das suspensões, a Lefty Carbon estaría no topo em termos de rigidez global, com 9% a mais do que a RockShox SID WC, e 11% a mais do que a Fox 32 SC.
Os atletas da Factory Racing (Fumic, Avancini e Marotte) testaram na Taça do Mundo a Lefty Ocho alguns meses antes sequer de ela ser apresentada ao mercado. Foi camuflada com uma capa de plástico para imitar uma Lefty convencional.
Fica atento à próxima edição da revista BIKE pois vamos mostrar-te todos os segredos da Lefty, tanto da versão de carbono como de alumínio, em mais um exclusivo nacional.