comitium

OPI, o grande segredo da suspensão Lefty

A tecnologia OPI (One Piece Integration) das suspensões Lefty é a peça chave na solidez do conjunto.

Ivan Mateos e Carlos Pinto

OPI, o grande segredo da suspensão Lefty
OPI, o grande segredo da suspensão Lefty

É sabido que qualquer zona de união é um possível ponto débil, que pode causar flexão. Por esse motivo, as partes fundamentais da Lefty Ocho são feitas numa única peça (a One Piece Integration), mais conhecida pelas sigas OPI. OPI, o grande segredo da suspensão Lefty

A tal peça pode ser de alumínio no caso da Lefty de alumínio, ou de carbono, na versão Lefty Ocho de carbono (na próxima edição da revista BIKE publicaremos o frente a frente entre estas duas suspensões).
 
OPI, o grande segredo da suspensão Lefty
Os protótipos foram submetidos a diferentes testes em termos de carga e em diversas direções.
 

OPI, o grande segredo da suspensão Lefty

A Cannondale fez vários ensaios para contrastar a rigidez da Lefty Carbon (que pesa 1.166 gramas) com a das suspensões de referência em XC na altura do seu lançamento, ou seja, a Fox 32 Step Cast (versão de 2017), com um peso de 1.345g e a RockShox SID World Cup (2018) com um peso de 1.537g. Os valores obtidos foram os seguintes:
 

- Rigidez torsional: 2% a menos do que a SID. Cerca de 33% a mais do que a 32 SC.

- Rigidez frontal: 18% a mais do que a SID. 8% a mais do que a 32 SC.

- Rigidez lateral: 3% a mais do que a SID, 7% a mais do que a 32 SC.

Se colocarmos na equação os pesos das suspensões, a Lefty Carbon estaría no topo em termos de rigidez global, com 9% a mais do que a RockShox SID WC, e 11% a mais do que a Fox 32 SC.

 OPI, o grande segredo da suspensão Lefty

Os atletas da Factory Racing (Fumic, Avancini e Marotte) testaram na Taça do Mundo a Lefty Ocho alguns meses antes sequer de ela ser apresentada ao mercado. Foi camuflada com uma capa de plástico para imitar uma Lefty convencional.
 

Fica atento à próxima edição da revista BIKE pois vamos mostrar-te todos os segredos da Lefty, tanto da versão de carbono como de alumínio, em mais um exclusivo nacional.

Arquivado em:

Portugal passa a ter serviço técnico Lefty e Headshok

Relacionado

Portugal passa a ter serviço técnico Lefty e Headshok

Cannondale apresenta a nova Topstone com suspensão Lefty e duas versões de gravel com motor elétrico

Relacionado

Cannondale apresenta a nova Topstone com suspensão Lefty e duas versões de gravel com motor elétrico

Scalpel HT, a nova hardtail da Cannondale

Relacionado

Scalpel HT, a nova hardtail da Cannondale

Grupo da Cervelo e Santa Cruz compra Cannondale, GT e restantes marcas da Dorel

Relacionado

Grupo da Cervelo e Santa Cruz compra Cannondale, GT e restantes marcas da Dorel

Tinker Juárez e Cannondale seguem caminhos separados

Relacionado

Tinker Juárez e Cannondale seguem caminhos separados

Cannondale estreia as SuperSix EVO CX e SE destinadas a ciclocrosse e gravel

Relacionado

Cannondale estreia as SuperSix EVO CX e SE destinadas a ciclocrosse e gravel