O cross country moderno está cada vez mais técnico e isso exige um maior controlo em situações complicadas (raízes, pedras, saltos), mas sem perder a manobrabilidade, a explosividade e a leveza.
Por isso, as bicicletas de suspensão são as ideais. A Specialized Epic 8, com os seus 120 mm de curso, incluem tudo aquilo que os atletas profissionais e os amadores mais ambiciosos pretendem. Tem um sistema de amortecimento traseiro capaz de aguentar impactos de nível elevado, uma geometria inspirada no Trail que permite enfrentar as secções mais técnicas com confiança, diminuindo o stress do atleta e a fadiga, e uma geometria adaptada que proporciona eficiência e biomecanicamente é ideal.
O quadro é 76 gramas mais leve do que o da sétima geração e também foi alvo de otimização a nível de material, design e processo de fabrico. E, tal como acontece sempre nas versões topo de gama S-Works, o quadro é fabricado em carbono Fact 12M (o mais leve da marca), com hardware em titânio e extensão do amortecedor em carbono.
A TEORIA MUDOU
Durante muitos anos a teoria de que se a bicicleta fosse o mais leve possível e o atleta fosse o melhor do mundo a subir ganharia qualquer prova. O mundo mudou, as provas tiveram uma alteração drástica no seu formato e hoje em dia um atleta - e a respetiva bicicleta - tem de ser muito bom quer a subir, quer a descer. Obviamente as subidas empinadas requerem bicicletas leves e eficientes para não prejudicar o atleta, mas as secções em descida são cada vez mais artificiais, com rock gardens extremamente exigentes, secções de raízes volumosas e húmidas, saltos e drops. Se o atleta não tiver uma bicicleta eficiente para essas secções, isso pode ser decisivo e temos de ter em conta que é nas descidas que supostamente o atleta consegue recuperar (a nível cardiovascular e muscular). A nova Epic 8 tem tudo aquilo que um atleta precisa para enfrentar essas secções com aprumo, permitindo-lhe focar-se na prova, recuperar e voltar debitar watts para atacar na subida seguinte.
Os atletas da Taça do Mundo chegaram a usar a Epic EVO, a bicicleta da Specialized para downcountry, e isso diz algo acerca da exigência dos percursos modernos. Esse foi o catalizador que fez com que a marca tomasse a decisão de aprimorar a Epic. Nesta Epic de oitava geração, os engenheiros implementaram uma geometria progressiva, que mantém o espírito de XCO, mas dá mais confiança em terrenos técnicos, e ao mesmo tempo permite uma aceleração super eficiente, bem como subidas rápidas. O cockpit integrado com uma configuração específica permite manter uma posição de condução neutra, e em consonânica com a gemoetria proporcionam uma elevada tração e controlo, mesmo em curva. Tem um baixo centro de gravidade, com um eixo pedaleiro baixo e um ângulo de direção relaxado, para o máximo controlo em trilhos agrestes. E é tão equilibrada que podemos ultrapassar todos estes obstáculos em alta velocidade como se fosse um passeio no parque.
RIDE DYNAMICS
A Specialized possui engenheiros, chefes de produto, especialistas em física, em compósitos, em aerodinâmica e possui um departamento de elite denominado Ride Dynamics que congrega os melhores com o objetivo de criar as bicicletas mais rápidas e eficientes. Para tal usa software extremamente avançado e testes reais, com análises in loco. Detalhes como o movimento do chassis, a geometria, a cinemática e a curva de absorção do amortecedor são sempre tidos em conta.
Estes são os valores da geometria no tamanho L na configuração alta:
- Ângulo de direção: 66,4º
- Ângulo de selim: 75,5º
- Reach: 475 mm
- Altura do centro pedaleiro: 333 mm
O SEGREDO ESTÁ NO SISTEMA DE AMORTECIMENTO
Para além da geometria progressiva da Specialized, o sistema de amortecimento é outro dos pilares da nova Epic 8. Apesar de tanto a suspensão como o amortecedor serem da RockShox, foram personalizados pela equipa de engenheiros do departamento Ride Dynamics, nomeadamente ao nível das válvulas de amortecimento. Na prática, esta alteração permite ajustar mais eficientemente o amortecedor em consonância com a suspensão, tornando toda a bicicleta (sobretudo a sua cinemática e a taxa de amortecimento) mais eficiente e uniforme, fazendo com que a experiência de condução seja mais eficaz.
Na Epic 8 encontrarás três posições personalizadas no amortecedor traseiro: totalmente aberto, sprint e intermédio mágico. O Totalmente Aberto destina-se a descidas longas ou secções particularmente técnicas. Nesta configuração poderás tirar partido de todas as vantagens do amortecedor e até parece que tem mais curso do que o que realmente possui.
No modo Intermédio Mágico, que nós pessoalmente chamaríamos pura e simplesmente "Ride", o sistema proporciona uma plataforma eficiente para poderes pedalar sem uma oscilação excessiva do amortecedor traseiro, mas, ao mesmo tempo, permite que absorva as vibrações normais dos trilhos. É ideal para 80% das situações de prova. Segundo os dados da marca, o movimento da pedalada ineficiente diminuiu 20% na Epic 8, o que significa mais eficiência.
Por último, o modo Sprint é, na prática, o amortecedor bloqueado. É ideal para sprints, quando tens um adversário colado à tua roda traseira e queres deixá-lo a milhas, ou quando tens uma subida longa e suave.
Também o RockShox Flight Attendant foi personalizado pelos engenheiros do Ride Dynamics. Se não sabes o que é, explicamos em poucas palavras: este sistema aproveita a tecnologia sem fios SRAM AXS para recolher dados em tempo real do ciclista e do terreno para determinar a configuração ótima de amortecimento e oferecer uma experiência única. Assim só tens de te preocupar com a condução, o sistema trata do resto.
Segundo a Specialized, esta é a Epic mais eficiente de sempre e os próprios atletas da marca confirmam isso mesmo. A maior frescura do atleta proporcionada pela maior absorção das forças de impacto (12%) é real e esses dados foram confirmados pelos acelerómetros instalados nas rodas e nos quadros testados.
A nova Epic 8 inclui o armazenamento SWAT e batentes na direção (para evitar que o guiador bata no quadro e o danifique).
Quanto aos modelos Epic 8 EVO, não incluem o modo Intermédio Mágico, somente as configuraçóes Totalmente Aberto e Sprint.
Poderás encontrar mais detalhes em www.specialized.com.