A Specialized apresentou de uma só vez duas novidades: a nova versão dos sapatos S-Works Recon e os Recon ADV. Vamos por partes.
S-WORKS RECON
Os S-Works Recon são os sapatos topo de gama da marca californiana para gravel. Embora tenham ADN no ciclismo de estrada, foram otimizados para gravel, recebendo inputs de mais de 100.000 digitalizações de pés através do sistema de biomecânica Retul Fit. Estes sapatos têm um reforço interno que proporciona rigidez, mas sem prejudicar o conforto e a adaptabilidade a diferentes formatos de pé. Além disso, permite transferir os watts de potência diretamente para o pedal.

Como não podia deixar de ser, a tecnologia Body Geometry está presente, garantindo uma anatomia perfeita. E de modo a alinhar os pés com o joelho e a anca possuem a cunha Varo, o suporte do arco e o botão do metatarso, valências já conhecidas de outros modelos da marca de Morgan Hill.

No tamanho 42, os Recon S-Works pesam 280g, têm sola em carbono e, para além das características que mencionámos, destacam-se outras como os apoios na sola de alta densidade, o suporte assimétrico do calcanhar, um reforço na zona do peito do pé e no antepé, os calços flutuantes adicionais de 3 mm, 6 mm e 9 mm (para quem sofre de discrepâncias no comprimento das pernas), o espaçador de travessas (disponível por encomenda) e uma nova placa na base que é 4 mm mais larga do que a medida padrão (no caso dos S-Works Recon de BTT essa placa tem 8 mm). Custam 400€ e estão disponíveis em cinco cores diferentes, do tamanho 36 ao 48.

RECON ADV
Por sua vez, os Recon ADV - também para gravel - têm um estilo próprio e destinam-se aos mais aventureiros. São perfeitos para caminhar (e não apenas para pedalar), graças à tecnologia Stride Toe-Flex (a qual permite uma maior flexibilidade).

Também incluem a tecnologia Body Geometry, a cunha Varo, o suporte do arco e o botão do metatarso, para um alinhamento perfeito dos membros inferiores.

A parte superior é fabricada em microfibra perfurada a laser e nas extremidades inclui reforços em TPU. A sola tem borracha SlipNot, para uma aderência e tração em gravilha e o aperto é baseado no sistema de atacadores. Custam 220€, estão disponíveis em três cores e do tamanho 37 ao 48.

Poderás obter informações adicionais em www.specialized.com.