Se tens estado atento às provas internacionais, certamente já os viste calçados em alguns ciclistas do pelotão World Tour. Após o surgimento dos Torch 3.0, surgiram os 2.0 e os 1.0 (mais baratos), e graças ao sucesso em termos de vendas, a gama agora foi ampliada, através da versão mais elitista da marca, a S-Works.

A parte superior é fabricada numa só peça e inclui um reforço no calcanhar e na ponteira. O tecido Dyneema e o velcro dianteiro desaparecem, graças à recolocação dos apertos BOA S3 de alumínio, que evitam que o metatarso do pé se eleve, além de melhorar o aperto tanto em termos de magnitude como de homogeneidade, evitando zonas de pressão. É possível extrair os cabos das guias de plástico para facilitar calçar ou descalçar o sapato.

Outra novidade é a forma da ponteira e do calcanhar. A ponteira é confeccionada de modo a não prejudicar a liberdade dos dedos dos pés, mas ao mesmo tempo fica justo. O reforço do calcanhar é assimétrico para proporcionar mais espaço ao tendão de Aquiles aumentando o conforto sem prejudicar o desempenho. A lingueta possui um almofadado ligeiro e uma discreta pega para ajudar a calçar.

O aperto é sempre feito no sentido de andamento, ou seja, os apertos BOA S3 do lado direito apertam no sentido horário e desapertam no sentido contrário, enquanto os BOA S3 do lado esquerdo funcionam no sentido oposto.

A sola de fibra de carbono também é nova (com um índice de rigidez 15.0, o máximo oferecido pela Specialized), e tem uma parte central denominada i-Beam, que é 4 mm mais ampla na zona do metatarso para menor torção e maior rigidez, sendo 20 gramas mais leve e com uma aerodinâmica maior. A parte da frente da sola tem um apoio antideslizante com abertura para ventilar o pé e também existe um apoio na parte de trás antideslizante. A placa onde os cleats são aparafusados é fabricada em titânio e permite uma deslocação longitudinal de 5 mm.

O conceito biomecânico Body Geometry da Specialized está obviamente presente neste modelo através da cunha Varo de 1,5 mm, do suporte longitudinal do arco plantar e do botão no metatarso.

São discretos, elegantes, minimalistas, sem a presença de grandes logotipos ou cores radicais e os acabamentos são de elevada qualidade. Estão disponíveis em branco, preto e verde, do tamanho 37 ao 48 (existem meios tamanhos do 42 ao 46 em branco e preto). O par pesa cerca de 420g e custam 440€. Já estão à venda através das lojas oficiais e em S-Works Torch | Specialized.com.