A marca italiana Pirellli apresentou a sua nova gama de pneus Scorpion para BTT. No fundo, esta nova linha é caracterizada pelo sistema SmartGRIP Compound, que se baseia na aderência em todo o tipo de terrenos, tanto secos como molhados, garantindo assim que não há falhas em termos de rendimento. E como não podia deixar de ser, esta nova gama de pneus foi desenvolvida nos laboratórios de Investigação e Desenvolvimento que a marca possui na Universidade Bicicca de Milão.
A nova gama de pneus conta com as seguintes opções, todas elas disponíveis em 29" x 2.2 / 2.4 / 2.6 e em 27,5" x 2.4 / 2.6. Todos eles integram a tecnologia SmartGRIP Compound e são Tubeless Ready.
Existem diferenças entre as 4 opções de composto, as quais são facilmente percetíveis através de letras e de cores:
- H: HARD TERRAIN: Como o seu próprio nome indica, é um pneu destinado a terrenos duros com muita pedra, pensado para a fiabilidade e a durabilidade.
- M: MIXED TERRAIN: Estes são os mais polivalentes da gama, e são para todo o terreno (literalmente). Isto é, respondem com fiabilidade tanto em terrenos secos como húmidos.
- S: SOFT TERRAIN: O composto ideal para terrenos soltos, assegurando de que temos aderência extra nas zonas mais delicadas.
- R: REAR TERRAIN: A roda específica para a parte traseira da nossa bicicleta. Oferece mais tração e partilha as mesmas características do modelo M para ser capaz de estar à altura das exigências em qualquer terreno.
Deste modo, a Pirelli oferece a todos os seus utilizadores o tipo de pneus que mais se adapta ao seu estilo de condução habitual, tipo de terreno e tamanho de roda. Por enquanto a marca italiana aparenta estar focada numa gama de pneus para XC/Maratonas, com algumas exceções para os amantes do Enduro, pois temos modelos com 29" x 2.40 e 27,5" x 2.60.
Todos os pneus foram testados intensamente pela Pirelli, que chegou a fazer mais de 800 protótipos. Além disso, percorreu mais de 30.000 km e 95.000 metros de desnível no total, submetendo ao limite cada pneu em todo o tipo de terrenos e condições atmosféricas.
Quanto à tecnologia usada (a SmartGRIP Compound), baseia-se numa mistura de compostos que oferece aderência e durabilidade.