A Shimano acabou de apresentar a nova gama GRX, destinada a gravel e disponível tanto em versões mecânicas como eletrónicas 1x12v e 2x12v. Assim, cada utilizador pode personalizar ao seu gosto.
O GRX RX827 não tem requisitos especiais, portanto pode ser montado em qualquer bicicleta de gravel do mercado.
PRINCIPAIS CARACTERÍSITICAS DO GRX 1X12:
- Plataforma Di2 sem fios: concebido para a máxima fiabilidade, o sistema Di2 sem fios oferece comutações rápidas e precisas, além de compatibilidade com todas as mudanças wireless Shimano de 12 velocidades (GRX, DURA-ACE, ULTEGRA, SHIMANO 105 Di2, bem como modelos XTR e DEORE XT Di2).
- Transmissão robusta para gravel: design inspirado na linha Di2 para BTT da Shimano. O desviador traseiro RX827 apresenta o mesmo design de baixo perfil, bateria protegida e função de recuperação automática de impactos.
- Ergonomia redefinida: maior aderência das mãos nas manetes, design limpo do cockpit e personalização sem paralelo para um manuseamento e conforto de excelência.
- Versatilidade ampliada: as opções adicionais de componentes GRX permitem aos ciclistas otimizar o desempenho com base no terreno, estilo e preferências pessoais.
A nova transmissão GRX de 1 x 12 velocidades combina o desviador traseiro sem fios RD-RX827 com as manetes de controlo duplo RX825 Di2, o pedaleiro FC-RX820, bem como os travões e a cassete XT 10-51D. Esta combinação proporciona o desempenho Di2 caraterístico da Shimano num pack elegante e robusto. Os ciclistas podem escolher entre cremalheiras de 40 ou 42 dentes e combiná-las com as cassetes MICRO SPLINE 10-51D da Shimano. Da mesma forma, o RX827 também está disponível numa opção eletrónica para bicicletas de montanha/aventura com hastes de estrada que utilizam cranques de montanha.
DESVIADOR TRASEIRO
O GRX RX827, com a nova tecnologia SHIMANO SHADOW ES, está disponível numa única especificação com caixa super longa SGS e foi construído para durabilidade e funcionalidade. Tem um design em cunha de baixo perfil e a unidade estabilizadora da corrente funde-se perfeitamente no corpo para minimizar a exposição a impactos. Ao eliminar as arestas afiadas, consegue evitar mais facilmente os obstáculos e lidar com a maioria dos impactos quando o terreno se torna mais acidentado.
A estrutura de elos largos, o design da placa antiderrapante e a roldana mais sólida aumentam ainda mais a capacidade de sobrevivência do corpo do desviador, garantindo um desempenho imparável em condições difíceis e lamacentas.
NOVIDADE
Uma das novidades do GRX 1 x 12 velocidades é a adição da manete de travão para disco hidráulico BL-RX825-L. Esta manete só para travão oferece a mesma excelência ergonómica das manetes RX825 DUAL CONTROL da Shimano, incluindo coberturas de repousa-mãos elevadas com superfícies estriadas e alavancas de travão antiderrapantes, contudo não possui quaisquer botões de mudança electrónicos para esta opção de configuração 1x ser mais leve e simples.
FUNÇÕES AVANÇADAS DO BOTÃO DI2
Tanto a nova manete de travão BL-RX825-L ou as GRX ST-RX825 DUAL CONTROL possibilitam alterar as mudanças graças aos botões personalizáveis Di2. Tal como nas gerações anteriores, as manetes GRX RX825 DUAL CONTROL possuem três botões Di2 - dois botões estão localizados nas alavancas de mudanças, enquanto um terceiro botão se encontra no interior do repousa mãos -. As manetes RX825 também permitem instalar botões de mudanças acessórios, que podem ser colocados em várias zonas da haste de guiador para opções adicionais.
A cada botão Di2 mencionado acima podem ser atribuídas várias funções, incluindo a comutação da mudança traseira, o controlo de luzes e ciclocomputadores compatíveis, ou pode ser utilizado como um botão de função remota para a mudança traseira. Com esta última opção, os ciclistas podem fazer ajustes nas mudanças sem tirar as mãos do guiador.
RODAS
Para além dos componentes GRX 1 x 12 Di2, a Shimano também apresentou um novo conjunto de rodas de alumínio para gravel, de baixo custo, concebido para proporcionar resistência e fiabilidade em qualquer situação. As novas rodas de liga leve RX180 são tubeless-ready e apresentam uma largura de aro interno de 25 mm. Além disso, é possível montar pneus entre 32 mm a 50 mm de largura.
O conjunto de rodas também incorpora um cubo que permite a fácil conversão entre os cepos MICRO SPLINE e HG, sendo possível instalar transmissões Shimano simples e duplas e opções de cassetes de 10, 11 e 12 vel.
Poderás encontrar mais informações em bike.shimano.com. Lembramos que a Shimano é distribuída em Portugal pela Sociedade Comercial do Vouga.