A Specialized tem várias tecnologias patenteadas, mas a Body Geometry é provavelmente a mais conhecida e a mais conceituada. Aliás, é uma referência em termos de ergonomia aplicada em componentes e calçado. Há outra tecnologia - a Mirror 3D - que também tem sido um verdadeiro sucesso na marca californiana.
Trata-se de um processo de fabrico pensado para alta competição (desde o ciclismo de estrada até ao Downhill) e a Specialized assegura que neste modelo S-Works Phenom, com uma impressão mais grossa, a pressão nos ísquios reduz 28%.
Uma impressão mais grossa significa que a ação de amortecimento aumenta graças aos seus 20.055 suportes e 8.753 nós.
O apoio dos tecidos moles também é mais ergonómico, para proteger o fluxo sanguíneo e evitar adormecimento genital. Quanto ao design, destaca-se pelo seu comprimento, que é maior (27 cm em vez de 24 cm do Power) e a parte traseira tem um formato mais plano.
A marca pretende com este design possibilitar ao utilizador adotar diferentes posições em cima do selim, algo que é extremamente comum em competição.
Quanto à carcaça do selim, é côncava, fabricada em carbono e os carris também são fabricados em carbono (7x9 mm).
É fabricado em duas larguras distintas - 143 e 155 mm - e, como seria de esperar, não é barato. Custa 390€ e pesa 223 gramas.
Poderás encontrar mais detalhes em www.specialized.com.