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Trek Fuel EX em grande forma para ser uma referência em Trail

A vedeta da Trek no segmento Trail, incorpora novas soluções que a tornam mais capaz em todo o tipo de terrenos.

Revista BIKE - Fotos Sterling Lorence/Alle di Lulo

Trek Fuel EX em grande forma para ser uma referência em Trail
Trek Fuel EX em grande forma para ser uma referência em Trail

Se a Trek Top Fuel, apresentada há uns meses, é um modelo icónico da marca, a Fuel EX não o é menos. Cumpre 15 anos ao serviço dos trilhos, surgindo em 2005 com 100 mm de curso e roda 26”. E eis que volta a reinventar-se, apresentando-se como uma das bikes de Trail de referência no mercado, com melhorias a todos os níveis: 140mm de curso e roda 29 são apenas parte do seu pedigree.

La Trek Fuel EX se afianza como dominadora del Trail

A nova Fuel EX segue a filosofia que a Trek está a usar em todas as suas bicicletas para 2020, sendo maior na parte frontal, com ângulo de direção mais abertocom opção de escolher entre duas geometrias mediante o casquilho Flip Chip. Na frente temos agora 140 mm de curso enquanto que atrás se mantiveram os 130 mm atuais.

Montará rodas/pneus 29x2,60” em todos os tamanhos exceto em S e XS, onde utilizará 27,5”. No quadro surge o sistema BITS, um compartimento para armazenar objetos no interior do quadro.

La Trek Fuel EX se afianza como dominadora del Trail

O amortecedor RE:aktiv com Thru Shaft também foi alvo de uma revisão. O regulador de rebound conta com números, para facilitar o setup. À semelhança da Top Fuel, deixa de ser flutuante, com o olhal de baixo a ser ancorado numa zona fixa do quadro. Conta ainda com um sistema de compensação de temperatura para garantir um funcionamento isento das condições climatéricas. Na frente, as suspensões cresceram, passando a ser Fox 36 em vez das anteriores Fox 34.

La Trek Fuel EX se afianza como dominadora del Trail

Todas estas alterações tornam a Fuel EX numa bike mais preparada para descidas mais agressivas, mantendo uma ampla polivalência para pedalar.

Na nova Fuel EX, as versões de quadro de carbono passam a ser “full carbon”, ou seja, com todo o triângulo traseiro igualmente em fibra de carbono, em vez da anterior versão de alumínio. Na imagem em baixo é possível também ver os Mino Links, os casquilhos na união das escoras superiores ao link da suspensão que, ao serem invertidos, alteram o ângulo de direção entre 66º e 66,5º assim como a distância do eixo pedaleiro ao solo entre 34,6 cm ou 34,1 cm.

La Trek Fuel EX se afianza como dominadora del Trail

No geral o desenho do quadro é novo, seguindo o conceito Straight Shot Downtube no tubo diagonal, de linhas direitas, para criar um "pilar" rígido anti-torsão, mais rígido e leve que os tubos curvos.

 

 Existirão ao todo 7 modelos, entre os 2099€ da EX5 aos 7499€ da EX9.9. Estão também disponíveis quadros em separado, tanto em alumínio como em carbono. Mais informações em www.trekbikes.com