comitium

Nova Orbea Gain: diversão aumentada

Esta bicicleta de estrada elétrica e versátil está equipada com um motor Mahle X20 que oferece a melhor relação peso/potência e um comportamento natural e desportivo. 

José Luis Arce

Nova Orbea Gain
Nova Orbea Gain

É a terceira geração desta eBike de estrada da Orbea, que surgiu em 2018. Agora, foi completamente renovada e o motor passa a estar na roda traseira em vez de na zona do pedaleiro. 

 

A Orbea colaborou com a Mahle no desenvolvimento de um novo cubo específico, o X20. O motor foi configurado de modo a entregar a potência de modo progressivo e evita que o ciclista seja passivo ou gere mais watts do que aqueles que o Mahle X20 está a produzir. Na prática, quanto mais potência for aplicada nos pedais, mais assistência o motor oferece. 

mahle x20
 

Este comportamento do motor é conhecido como "Conceito Enough Power", o qual conjuga potência, autonomia e interface, de modo a oferecer uma assistência tão natural que quase não se sente. Tudo isto, utilizando um motor de potência média que é mais do que suficiente numa eRoad. A Gain proporciona a sua potência máxima entre 75 e 95 pedaladas por minuto, portanto se aplicares mais força durante a pedalada ou mais cadência (ambos provocam um aumento da potência), a bicicleta responderá suavemente, entregando mais assistência. 

natural pedaling
 

Ou seja, a entrega de potência está condicionada à intensidade com que o ciclista pedala, fazendo com que seja mais intuitivo e saudável. Tudo isto graças a um sensor localizado no eixo do pedaleiro, que transmite dados precisos em termos de potência. 

entrega potencia
 

Após superada a velocidade de 25 km/h o moto Mahle X20 não corta a assistência de modo drástico. Em vez disso, paulatinamente vai reduzindo essa potência até chegar aos 27 km/h, eliminando aquela brusca transição que ocorre em outras eBikes. 

A colaboração entre a Orbea e a Mahle também originou outro produto: uma bateria específica com mais autonomia do que a standard e que está alojada no tubo diagonal. A Gain tem uma bateria de 350 Wh, um torque de 55 Nm e um peso de 2.250g. Possui uma entrada de carregamento própria e não precisa de ser retirada do quadro. O tempo médio de carregamento total ronda as 4h, mas é possível carregar 80% em apenas 2h. Além disso, é possível ampliar a autonomia com mais 171 Wh através de uma bateria externa, que também possibilita carregar dispositivos quando não estamos a pedalar: ciclocomputador, GPS, telemóvel, luzes, etc. 

orbea gain beauty m10i 5
 

A autonomia da bateria permite percorrer até 4.000 metros de desnível positivo com apenas uma carga, podendo ser somados mais 1.500 metros se usarmos a bateria externa.

autonomia
Esta autonomia está estimada para um ciclista que pesa 70 kg. 

O controlo da assistência do motor é feito através de uma unidade central situada no tubo superior ou a partir dos eShifters do guiador e conta com quatro níveis de assistência: luz branca (sem assistência), verde (nível 1), laranja (nível 2), violeta (nível 3). Além disso, a intensidade da luz indica o nível de carga da bateria. 

centralita

A Orbea Gain tem conetividade ANT+ e Bluetooth

A estética e o comportamento também foram revistos, sendo agora mais semelhante a uma bicicleta tradicional sem motor. A versão anterior da Gain também podia ser usada em Gravel, mas esta terceira versão é realmente mais específica para estrada. A sua geometria Pure Road aproxima o pedaleiro mais do solo (cerca de 2 mm, face ao modelo anterior) e tem escoras mais curtas de 415 mm (5 mm mais curtas do que antes), sendo possível montar pneus de até 35 mm.

Este modelo é fabricado em fibra de carbono OMR (o OMX está reservado para os modelos de competição), tem integração ICR Plus, o que permite ocultar as mangueiras debaixo do avanço através da direção e inclui uma luz frontal e traseira, além de um sistema de segurança da bateria (denominado SBS) na parte inferior do pedaleiro, que permite extraí-la facilmente. 

De origem (devido à normativa europeia) a assistência está limitada a 25 km/h e é a bicicleta elétrica de estrada mais leve da sua categoria, com um peso de 11,5 kg. 

orbea gain 9
 

Há seis modelos de carbono, os quatro mais caros estão equipados com motor Mahle X20 e os restantes com X35+. Os preços começam nos 2.999€ e vão até 9.999€, e os pesos vão dos 11,5 até aos 13kg. Há seis tamanhos, um a mais do que anteriormente (XS a 2XL) e duas cores. Também é possível recorrer ao programa MyO e personalizar a decoração e os componentes. A versão de alumínio Hydro não tem novidades técnicas, mas passa a ter novas cores e traz o motor Mahle X35+ com bateria de 250 Wh, com cinco modelos disponíveis entre os 2.999€ e os 4.499€. 

Poderás saber mais detalhes aqui

Arquivado em:

Equipa Orbea Factory apresentou o seu novo plantel

Relacionado

Equipa Orbea Factory apresentou o seu novo plantel

Orbea apresenta a sua nova gama de estrada 2023, com novas cores e componentes atualizados

Relacionado

Orbea apresenta a sua nova gama de estrada 2023, com novas cores e componentes atualizados

Orbea apresenta o modelo Ordu M30i com o novo Shimano 105 Di2

Relacionado

Orbea apresenta o modelo Ordu M30i com o novo Shimano 105 Di2

Orbea apresenta a oitava geração da Orca

Relacionado

Orbea apresenta a oitava geração da Orca

Orbea Rise H: a versão mais barata da gama elétrica

Relacionado

Orbea Rise H: a versão mais barata da gama elétrica

Orbea apresentou a nova geração da Orca Aero

Relacionado

Orbea apresentou a nova geração da Orca Aero