Na Volta a França são geralmente usadas bicicletas novas que são lançadas no mercado alguns meses depois. Esta Cervélo S5 não é exceção, por isso este modelo só deverá chegar a Portugal no final do ano.
A nova S5 foi usada pela equipa Jumbo-Visma na Volta a França deste ano e não só ganhou a prova, como também somou a camisola verde e a da montanha à amarela. Quanto às novidades no quadro, tem secções mais profundas nos tubos, para maximizar as formas permitidas pela UCI e adota um novo design.
Além disso, o espaço entre o pneu e o quadro tem mais folga, o que permite usar, por exemplo, pneus de 34 mm. O resultado final é uma velocidade média mais elevada, mas sem sacrificar o peso. Aliás, está mais leve do que a versão em vigor.
O avanço é totalmente novo, e é mais fácil de instalar do que a versáo anterior. Também o guiador é fixado de forma mais simples e tem uma rotação de 5 graus para um ajuste otimizado. Quanto à forqueta, é fabricada numa peça única e tem um novo layout.
O guiador permite colocar as mãos de uma forma mais confortável, graças a um design melhorado. E em vez dos espaçadores do guiador da S5 anterior, a marca optou por uma interface de dois parafusos que permite ajustes de inclinação entre 0 e 5 graus.
Outra das novidades é que a nova S5 vem agora com um espigão com um offset de 15 mm na maioria dos tamanhos (comparativamente ao offset de 25 mm da S5 da geração anterior) embora os espigões da geração anterior sejam compatíveis com a nova S5.
Os novos regulamentos da UCI sobre o design aerodinâmico dos quadros e forquetas são mais permissivos e permitiram alguma folga para aprimorar os perfis aerodinâmicos. Por isso, a Cervélo esforçou-se para melhorar aquela que é, para muitos, a bicicleta aerodinâmica mais rápida do mercado. Assim, a zona da direção e a área do eixo pedaleiro estão mais profundas e há uma moldagem mais agressiva nas extremidades dos tubos. Como a nova S5 é apenas compatível com mudanças eletrónicas, a marca reposicionou melhor o dropout e atualizou todas as formas da bicicleta.
CHEGADA AO MERCADO
A produção dos E.U.A. é distinta da Europa. A Bicimax (distribuidora em exclusivo da marca em Portugal), enquanto parceiro da PON BIKE PERFORMANCE, deverá receber as bicicletas para comercialização ao mesmo tempo que o resto da Europa, prevendo-se que tal aconteça durante o próximo inverno.