comitium

Nova BH Aerolight Disc: máximo rendimento e velocidade

Esta é a bicicleta que utiliza esta temporada a Burgos-BH nas provas de contrarrelógio.

Revista Ciclismo a fundo

Nova BH Aerolight Disc: máximo rendimento e velocidade
Nova BH Aerolight Disc: máximo rendimento e velocidade

Ser rápido, estar preparado para qualquer circunstância e ser eficiente são atitudes que todos os ciclistas e triatletas possuem. São também estes os pilares da renovada Aerolight Disc, a bicicleta destinada a limar segundos a cada quilómetro e ser a mais rápida na constante luta contra o vento.

A BH Aerolight Disc é a bicicleta que esta temporada utilizarão os ciclistas da Burgos-BH nas etapas de contrarrelógio, procurando a aerodinâmica e a velocidade. O conceito da versão anterior mantém-se (design Kamm-Tail), mas tudo o resto é novo.

Nova BH Aerolight Disc: máximo rendimento e velocidade

 

A forqueta é outro ponto fundamental em termos de aerodinâmica e neste caso foi adotado um design que permite uma passagem ampla da roda, possibilitando a fluidez do ar entre a roda e o quadro sem criar turbulência. Não existem cabos nem bichas expostas, dado que o sistema ACR permite que a cablagem passe toda pelo interior da tubagem, eliminando elementos que gerem conflitos aerodinâmicos, além de proporcionar uma estética limpa e elegante.

Quanto à construção do quadro, foram escolhidas as melhores fibras de carbono (Toray T800 e T500) e foi adotada a tecnologia Hollow Core Internal Molding que elimina imperfeições no interior do quadro e otimiza as espessuras em cada zona.

LEVE E RÍGIDA

O peso também conta neste tipo de provas e graças a isso a BH Aerolight Disc é leve e rígida, inclusivé para os ciclistas e triatletas de maior envergadura. Para essa rigidez contribui o uso de uma caixa de pedaleiro BB386 EVO, com medidas sobredimensionadas que melhoram a rigidez do quadro no ponto mais importante. A geometria é marcadamente racing, como não podia deixar de ser numa bicicleta de competição.

Nova BH Aerolight Disc: máximo rendimento e velocidade

 

A chegada dos travões de disco trouxe uma série de alterações ao quadro. A marca optou por uma minimalista fixação Flat Mount para as pinças de travão. Podem ser usados discos de 140 ou 160 mm. Toda a parte traseira do quadro foi concebida para suportar as forças adicionais que gera o uso deste tipo de travões. As escoras são assimétricas e contribuem para uma boa rigidez em qualquer situação permitindo usar pneus de até 28 mm de largura. A chegada dos travões de disco implica um enorme aumento em termos de segurança, especialmente em condições meteorológicas adversas. Permitem travar mais tarde e com menor esforço. Num desporto onde poupar segundos é constante, isto é um avanço enorme.

O quadro integra eixos passantes de 12 mm de diâmetro, o que também adiciona rigidez ao quadro. Além disso, não é necessário usar ferramentas externas para desmontar a roda. E caso sejam usados grupos Di2, a bateria fica totalmente oculta na testa da direção graças ao sistema de clip patenteado que a mantém isolada dos elementos externos.

Nova BH Aerolight Disc: máximo rendimento e velocidade

 

A gama BH Aerolight Disc tem 3 modelos, todos eles com o mesmo quadro. Os preços começam nos 4.999,90 euros da Aerolight Disc 4.0 e existem quatro tamanhos (S, M, L e XL).

PERSONALIZAÇÃO MY BH UNIQUE

A Aerolight Disc estará disponível em breve no programa de personalização BH Unique, possibilitando escolher a pintura do quadro (dentro de uma configuração com 32 cores diferentes). Além disso, será possível modificar a montagem de componentes.

Arquivado em:

AtomX Carbon, a primeira eBike personalizável da BH

Relacionado

AtomX Carbon, a primeira eBike personalizável da BH

GravelX Carbon: a primeira gravel de carbono da BH

Relacionado

GravelX Carbon: o primeiro modelo de carbono para gravel da BH

Lynx Race e Ultimate, as renovadas armas de XC da BH

Relacionado

Lynx Race e Ultimate, as renovadas armas de XC da BH

Nova BH Lynx Race EVO 2021

Relacionado

Nova BH Lynx Race EVO 2021