Em vez de testar um único par de rodas, a Progress propôs-nos um teste de dois modelos, mais precisamente os seus últimos lançamentos para gravel. Esta marca, que desenha e monta à mão as suas rodas em Espanha desde 1984, desenvolveu este modelo para os utilizadores mais exigentes de uma disciplina que está a ganhar adeptos a um ritmo impressionante.
DIFERENÇAS
As GR40 e as Airspeed G40 têm muitas coisas em comum, não apenas o perfil marcante dos seus aros de carbono. Partilham o design aerodinâmico Air+Plus High Speed Technology e as medidas - 24,5 mm de largura interna, 32,5 mm de largura externa e 40 mm de perfil - mas as GR40 adicionam grafeno ao carbono UD e, na zona central - no apoio das cabeças dos raios - é utilizado um reforço de carbono 3K.
O acabamento das Airspeed G40 é preto mate, enquanto as GR40 mostram o carbono - um espetáculo a contemplar à luz do sol! Os logótipos são decalcados para reduzir o peso e melhorar a durabilidade. Ambas têm 24 raios de tração reta por roda, 2 raios cruzados em ambos os lados e cabeças de alumínio autolock. O modelo de topo utiliza raios Sapim Aero CX-Ray, e raios Pillar de dupla face são usados nas Airspeed G40. São fixados ao aro com um offset de 2,5 mm para uma tensão mais equilibrada dos raios e maior rigidez lateral.
Os cubos utilizam modelos diferentes - todos da Progress. Os cubos Nitro das GR40 estão equipados com rolamentos de cerâmica e um cepo de três linguetas. Os cubos das Airspeed são os Vektor, com rolamentos de aço convencionais e cepos de quatro linguetas. Ambos os modelos utilizam a tecnologia Pal-Tech, que garante rolamentos 100% paralelos, e Center Lock de série na fixação do disco.
Estávamos à espera de cepos do tipo ratchet - especialmente no modelo de topo, mas a Progress afirma que o sistema tradicional continua a ser muito fiável e tem menos menos fricção quando deixamos de pedalar.
ESCOLHA DIFÍCIL
Para o teste, alternámos entre pneus de 40 e 45 mm de largura - perfeitos para a dimensão interna dos aros de quase 25 mm - e utilizámos as válvulas tubeless incluídas e a dose correspondente de selante líquido. Devido à sua elevada rigidez lateral, ao bom comportamento perante as irregularidades do terreno, à robustez geral, aos aros aerodinâmicos e à qualidade dos componentes utilizados, podemos afirmar que ambas as opções se comportarão perfeitamente bem numa competição dura e em treinos ou percursos a um ritmo elevado em todo o tipo de terreno, ou para quem simplesmente procura uma estética que inspire velocidade.
Na dúvida sobre qual modelo escolher, devemos colocar de um lado da balança os 500 euros de diferença entre elas, e do outro os 173 g a menos das GR40, assim como os rolamentos de cerâmica, o grafeno e o reforço 3K nos aros e os raios aero.
PROGRESS GR40/AIRSPEED G40
- Preço: 1.590 euros (1.619 euros com cepo XDR ou Campagnolo) /1.090 euros (1.119 euros com cepo XDR).
- Peso: 1.377 g/1.550 g (o par, com fitas de aro e cepo SRAM XDR)
- Dimensões: 40 mm de perfil; 24,5 mm de largura interior, 32,5 mm de largura exterior.
- Opções: cepo Shimano HG, SRAM XDR, Campagnolo (apenas GR40).
- Inclui: sacos de transporte, válvulas e fita de aro tubeless, extensões de válvula, dois raios e cabeças extras, anilha para cassete Shimano 10v, dois autocolantes.
- Distribuidor: Fun Sport Express, fun@funsportexpress.com
- Site: progresscycles.com