O objetivo da marca é claro e ambicioso: proporcionar a mesma sensação de condução precisa e a durabilidade que as rodas de alumínio oferecem, mas com um peso muito baixo e com a sensação de agilidade que as rodas de carbono em XC proporcionam. A Race Face acredita de tal forma nestas novas ERA que oferece garantia vitalícia, incluindo acidentes.
CADA RODA TEM UMA MISSÃO ESPECÍFICA
A roda dianteira tem um perfil diferente da roda traseira. Ou seja, a traseira é mais alta para aguentar melhor o peso e a carga a que é submetida. Por sua vez, a dianteira é mais leve, para manter a agilidade e a vivacidade. Além disso, a distribuição do carbono é específica em cada zona, com mais camadas nas áreas que sofrem mais tensões.
RIGIDEZ
A sua adaptabilidade vertical também foi bastante trabalhada, ajudando a melhorar a qualidade de andamento. Quando a roda dianteira embate num obstáculo, a força passa pelo pneu, depois pela roda, suspensão, guiador e no final pelas nossas mãos. Grande parte da absorção é proporcionada pela suspensão dianteira, com o pneu em segundo lugar, mas a roda também é responsável por mitigar em parte esse impacto, filtrando-o ligeiramente.
A rigidez lateral é um pouco mais complexa. Obviamente, todos nós procuramos rodas muito rígidas, mas a rigidez em excesso não é benéfica, porque um obstáculo repetino poderia deixar-nos em apuros. A roda deve ter um certo tipo de adaptação ao terreno, que não prejudique a precisão de condução e é essa linha ténue entre adaptabilidade e precisão que a Race Face mais trabalhou nestas novas rodas ERA. A grossura das rodas é distinta para aprimorar o seu comportamento, evitando que um obstáculo provoque uma força de impulso demasiado grande que prejudique o controlo da bicicleta.
Neste gráfico podemos ver os dados da rigidez lateral compilados durante os testes da Race Face, tendo como base uma média com quatro cargas distintas. Quanto mais rígida for a roda, menos adaptável será lateralmente.
As ERA são as segundas no gráfico e só são superadas pelas Zipp 3Zero Moto, mas estas pesam mais 300g. As Crank Brothers Synthesis estão perto, mas as ERA são mais leves e mais resistentes.
Além dos testes laboratoriais e comparativos, foram testadas durante mais de 5.300 horas em condições reais (no terreno), para garantir a sua durabilidade em condições muito agressivas.
O CENTRO DE TUDO
Os cubos Vault estão entre os melhores do mercado. No cubo traseiro podemos encontrar dois conjuntos de rolamentos, um para suportar o nosso peso e permitir a rotação da roda e outro para a rotação da cassete. Quanto mais separados lateralmente estiverem os rolamentos, menor torção receberão do eixo, mais resistência terá o cubo e, consequentemente, mais durabilidade.
Os cubos rodam apenas 3º antes de engatarem, graças aos seus 60 dentes e seis linguetes. As molas dos linguetes oferecem pouca resistência, com um atrito muito baixo. O corpo do cubo é sobredimensionado para maior rigidez, mas ao mesmo tempo é leve.
Os rolamentos 6902 são robustos, duradouros e simplificam a manutenção. O sistema está bem vedado graças a vedantes labirínticos de baixa resistência (desenhados especificamente para os cubos Vault), que mantêm a massa lubrificante dentro e a água, bem como a sujidade, fora.
Segundo a Race Face, estas rodas pesam 1.750 gramas o par em 29", e têm uma largura interna de 30 mm. Quanto ao enraiamento, têm 28 raios retos em ambas as rodas de 2.0 e 1.65 mm.
A fixação dos discos é baseada no sistema tradicional de seis parafusos, mas também está prevista a comercialização de cubos com CenterLock no final deste ano. Quanto ao cepo, as ERA estão disponíveis com SRAM XD e Shimano Microspline, sendo possível montar um HG da Shimano como opção Aftermarket.
As Race Face ERA estarão à venda em todos os distribuidores oficiais da Bicimax.